CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Bruno avatar

Ricardo Bruno

Jornalista político, apresentador do programa Jogo do Poder (Rio) e ex-secretário de comunicação do Estado do Rio

144 artigos

blog

Bolsonaro não pode poder tudo

Jair Bolsonaro, como todo presidente da República, tem muito poder. Mas não pode tudo. Ninguém está livre para praticar crimes

Jair Bolsonaro-Daniel Silveira (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Jair Bolsonaro, como todo presidente da República, tem muito poder. Mas não pode tudo. Ninguém está livre para praticar crimes – nem mesmo ele, o primeiro mandatário do país. Tampouco seus fantoches, como o brutamontes Daniel Silveira.

Ao perdoar o criminoso-amigo, o presidente deturpa a utilização de um instrumento legal para instaurar o caos institucional e, assim, reanimar sua tropa. A quebra da estabilidade entre os poderes faz parte do enredo das narrativas do bolsonarismo. Conceder a graça, de modo impessoal, a alguém distante cujo julgamento, em instâncias inferiores, suscita dúvidas jurídicas e é contestado de modo geral pela sociedade seria, de fato, o exercício legítimo de uma prerrogativa presidencial. Perdoar um apaniguado, comprovadamente delinquente, é outra coisa: revela casuísmo repulsivo; e evidencia a utilização do poder em favor dos seus, quebrando a impessoalidade basilar do exercício da função pública.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 Há ainda um agravante: ao conceder o perdão em oposição frontal a uma decisão quase unânime do STF, o presidente da República nitidamente afronta à Corte guardiã da ordem constitucional.

Como o bolsonarismo se retroalimenta da conspiração, da permanente expectativa de golpe, o movimento lhe é oportuno eleitoralmente; pois recupera a desavença institucional na antevéspera do pleito. Cria de novo o ambiente nebuloso de um país dividido não apenas entre grupos políticos antagônicos, mas também entre os poderes – gerando um clima de absoluta turbulência institucional. É neste caldo viscoso, democraticamente escorregadio, prenhe de ardis, que o presidente e seus seguidores agem preferencialmente. É das inseguranças, das ameaças, das agressões e do ódio que extraem energia e argumentos  para a luta política. Ao declarar guerra ao STF, Bolsonaro volta a açular seus cães, reagrupando, portanto, a matilha que lhe guarda obediência e fidelidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A convivência democrática civilizada se estabelece a partir do respeito a determinados limites. Não há poder supremo, que se sobreponha aos demais. Até mesmo prerrogativas garantidas pelo estado democrático de direito – entre as quais a liberdade de expressão e a imunidade parlamentar – só fazem sentido se exercidas nesta perspectiva. Não se pode evocar o conceito de liberdade de expressão para solapar as instituições e, por extensão, a democracia. Muito menos, escudar-se no mandato para a prática criminosa reiterada.

A condenação de Daniel Silveira por 10 a 1 elucidou, com clareza meridiana, esse entendimento no Supremo Tribunal Federal. Por esmagadora maioria, da qual fez parte inclusive um ministro conservador nomeado pelo próprio presidente, a Corte entendeu que Daniel Silveira não apenas fez bravatas ou disparou aleivosias em direção aos ministros. Ao contrário, coagiu, ofendeu, agrediu e ameaçou. Criticar ou divergir faz parte da dialética democrática; diz respeito  ao confronto de posições relacionadas a princípios minimamente civilizados. A democracia é, sim, dissonante, mas Silveira foi além, avançou pelo Código Penal.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Recordemos:

“O que acontece, Fachin, é que todo mundo está cansado dessa sua cara de palavrão que tu tem, essa cara de vagabundo … várias e várias vezes já te imaginei levando uma surra, quantas vezes eu imaginei você e todos os integrantes dessa corte… quantas vezes eu imaginei você na rua levando uma surra… Que que você vai falar? que eu to fomentando a violência? Não… eu só imaginei… ainda que eu premeditasse, não seria crime, você sabe que não seria crime… você é um jurista pífio, mas sabe que esse mínimo é previsível…. então qualquer cidadão que conjecturar uma surra bem dada com um gato morto até ele miar, de preferência após cada refeição, não é crime”, disse o deputado celerado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não se pode tolerar pregações de ódio criminosas deste tipo. Evocar o princípio da liberdade de expressão, neste caso, é cinismo; é malbaratar o conceito; é usá-lo às avessas para torpedear as instituições que, ao fim e ao cabo, são garantidoras originais do exercício deste direito.

O julgamento do STF deixou inequívoco o conjunto de crimes praticados por Daniel Silveira. Restou provada sua culpa de modo insofismável. Daí a gravidade da decisão de Bolsonaro de conceder perdão ao tosco representante do agrupamento político que lhe é fiel. A decisão produzirá estímulos a se prosseguir na escalada de ataques às instituições. Afinal, se der ruim, o presidente-amigo, com a benevolência de um rei absolutista, concederá o perdão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao esticar a corda desta maneira em defesa de um deputado desqualificado, de baixa extração, comprovadamente criminoso, Bolsonaro dá a senha de que pode estar sim preparando terreno para o autogolpe. Mostra mais uma vez que não há limites em sua sanha pelo poder autocrático.

De resto, Bolsonaro está acantonando as tropas; terçando armas para iniciar a luta. Seria a disputa eleitoral? Ou há interesses inconfessos nesta estratégia nitidamente antidemocrática?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO