CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2473 artigos

blog

Bolsonaro perde poder; Maia ganha

"Bolsonaro não conseguiu adesão ao seu plano golpista de se transformar num Rei Sol", diz Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia, ao comentar o desfecho das últimas manifestações a favor do presidente; "Ele mostrou, de novo, não ter vocação alguma para ser presidente da República, perdeu poder e quem vai governar cada vez mais será o Congresso"

Bolsonaro perde poder; Maia ganha
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik, colunista do 247 e membro do Jornalistas pela Democracia

No sábado passado, o presidente Jair Bolsonaro deu aval a uma manifestação pública que ele queria usar para emparedar o Supremo e o Congresso, que o impediam de governar do jeito dele. Por isso o país ficara ingovernável, segundo ele. E, como todos sabemos, governo em que Judiciário e Legislativo não existem ou são submissos ao Executivo chama-se ditadura.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No decorrer da semana, dada a repercussão negativa, o teor dos protestos a favor foi sendo suavizado pelo próprio Bolsonaro. Anunciou que não participaria. Mandou os ministros ficarem de fora. Mas estimulou as manifestações pelas redes sociais até mesmo no dia.

Quem foi às ruas foi, majoritariamente, apoiar reformas e não o fechamento do Congresso, como constatou, na avenida Paulista, a equipe de pesquisadores do professor do curso de gestão de políticas públicas da USP, Pablo Ortellado: 75% citaram as reformas como motivação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O consenso, depois do evento, é que Bolsonaro não conseguiu adesão ao seu plano golpista de se transformar num Rei Sol. Tanto é que, depois de jogar seus fanáticos contra os outros dois Poderes, alavancando a instabilidade política, agora pede arrego, convida Maia e Dias Toffoli para um café da manhã. Insinua que deseja firmar um pacto entre os Poderes. Mas quem acredita nele? E que moral ele tem para chamar para um pacto?

Além do mais, não há necessidade de pactos. Basta obedecer à letra da constituição: os Poderes são autônomos e independentes. É só seguir o que está escrito e não conspirar mais contra Legislativo e Judiciário.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Resumo da ópera: ele mostrou, de novo, não ter vocação alguma para ser presidente da República, perdeu poder e quem vai governar cada vez mais será o Congresso Nacional.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO