CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Lúcia Helena Issa avatar

Lúcia Helena Issa

Jornalista, escritora e ativista pela paz. Foi colaboradora da Folha de S.Paulo em Roma. Autora do livro "Quando amanhece na Sicília". Pós- graduada em Linguagem, Simbologia e Semiótica pela Universidade de Roma e embaixadora da Paz por uma organização internacional. Atualmente, vive entre o Rio de Janeiro e o Oriente Médio.

60 artigos

blog

Bolsonaro, seu insulto aos médicos cubanos e a morte de milhares de brasileirinhos

O Brasil perdeu mais de 8500 medicos humanistas e amados por todos, perdeu ainda uma parte de sua história recente de combate à mortalidade infantil entre os mais pobres! O Brasil retroage 30 anos e avança rumo a um fundamentalismo religioso e um ódio aos mais pobres que cheiram a enxofre

Bolsonaro, seu insulto aos médicos cubanos e a morte de milhares de brasileirinhos (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Como muitos de vocês sabem , leitores queridos, permaneci em CUBA por alguns meses no início da minha carreira , meu TCC na Universidade e minha primeira matéria internacional foram feitos em Havana , sobre a vida em Cuba , para onde voltei duas vezes recentemente e ouvi novos depoimentos fundamentais sobre a educação e a medicina cubanas , reconhecidas pelo mundo inteiro.

O fato de Jair Bolsonaro destruir um acordo histórico assinado pelo Brasil, agir de forma imoral e anti- etica, mudando as regras de um jogo no meio do jogo, agindo como um desquilibrado torcedor de um time puramente ideológico e não como um presidente de uma nação de 208 milhões de habitantes, causando a morte de milhares de brasileiros das áreas rurais não me surpreende, mas me entristece profundamente.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Entrevistei dezenas de médicos cubanos no Brasil e também na Itália ( sim, eles não estavam apenas no Brasil, foram convidados para a ajudar mais de 100 países do mundo , inclusive a Europa, onde são extremamente respeitados) e pude testemunhar o trabalho humanista e nada mercenário feito por esses médicos.

Entrevistei pessoas no no interior de Pernambuco há dois anos que não tinham acesso a tratamentos básicos e que , depois de conhecer um médico de Cuba , perguntavam no SUS onde poderiam ser atendidas pelos cubanos e não pelos brasileiros. Hoje esses brasileiros foram abandonados e morrem a cada semana por algo que poderia ser curado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As chantagens feitas por Bolsonaro a Cuba, um país que não cedeu jamais ao Bloqueio ou às agressões norte- americanas e, claro, não cederia às agressões de um anão moral tupiniquim, , deixaram nossos irmãos mais pobres orfãos de um programa de saúde popular reconhecido pelo mundo todo.

Um programa que já levou mais de 10.000 médicos a mais de 2000 cidades pequenas ou viilarejos para onde os medicos brasileiros não queriam ir, levou médicos a aldeias indígenas que jamais haviam visto um profissional da saúde e reduziu significativamente a mortalidade infantil .

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Brasil perdeu mais de 8500 medicos humanistas e amados por todos, perdeu ainda uma parte de sua história recente de combate à mortalidade infantil entre os mais pobres!

O Brasil retroage 30 anos e avança rumo a um fundamentalismo religioso e um ódio aos mais pobres que cheiram a enxofre.
Milhares de BRASILEIRINHOS estão morrendo, nas cidadezinhas do sertão nordestino , nas aldeias e na região amazônica.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bolsonaro e seus apoiadores são o rosto da morte.

Deixo aqui minha pequena homenagem e imensa gratidão a todos os oito mil e quinhentos médicos cubanos que partiram de nossa nação depois de terem salvo milhares de vidas, representados aqui pela médica cubana Yanni, um ser humano maravilhoso que salvou centenas de vidas no interior do Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Perdoe- nos , Dra Yanni., por nossa posição medieval e por termos hoje um presidente cujo compromisso maior é com a indústria de armas e com a morte e não com a vida.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO