CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Fala de Bolsonaro coloca o Brasil contra o mundo

"O que se pergunta agora é quais serão as consequências internas e externas do novo capítulo da novela 'Bolsonaro contra o mundo'", escreve Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia, após o discurso dele na ONU. "Será mais um passo rumo ao isolamento internacional do Brasil"

Jair Bolsonaro discursa durante o Debate Geral da 74ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (Foto: Alan Santos/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, para Os Divergentes e para o Jornalistas pela Democracia

Jair Bolsonaro enfrentou o plenário do mundo, a Assembléia Geral das Nações Unidas, do único jeito que ele sabe: com extrema agressividade, batendo para não levar, atacando para não ter que encarar os diversos temas com a serenidade e a seriedade que eles exigem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De Venezuela e Cuba aos governos de seus antecessores, passando pelas ONGs e pela mídia, todos apanharam perante uma assistência internacional perplexa que, ao final, ouviu passagem da Bíblia.

A Amazônia não é patrimônio da humanidade nem pulmão do planeta,  decretou o presidente brasileiro, esbravejando contra as minorias. E a ideologização está levando aos lares e à célula-mater da sociedade, a família, questões indevidas como as de gênero. Sim, foi isso mesmo que todo mundo ouviu.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que se pergunta agora é quais serão as consequências internas e externas do novo capítulo da novela, “Bolsonaro contra o mundo”. Certamente irão além das brincadeiras sobre o presidente biruta do Brasil. Investidores costumam ficar desconfiados de países governados por líderes assim, é um provável desdobramento será mais um passo rumo ao isolamento internacional do Brasil.

E internamente? Bolsonaro usou-a tribuna da ONU como palanque para, mais uma vez, falar com seus eleitores. Mesmo assim, pode não ter  sucesso. A grande maioria dos que votaram nele não é adepta das grosserias, e sabe distinguir um discurso de estadista de uma fala de palanque.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Acima de tudo, Bolsonaro falou para seus seguidores mais fiéis – aqueles que hoje, segundo o Datafolha, não passam de 12% do eleitorado.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO