CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Durval Ângelo avatar

Durval Ângelo

Deputado estadual (PT-MG), líder do governo na ALMG

50 artigos

blog

Bombas e a defesa da democracia

Brasileiros de todo o país reuniram-se no último fim de semana em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa de Minas. Eram militantes de diferentes partidos políticos, movimentos sociais e populares, centrais sindicais, entidades estudantis e pastorais sociais, entre outros. Com diferentes bandeiras, mais de 2.000 manifestantes ali estavam com um propósito comum: fundar a Frente Brasil Popular, em defesa da democracia

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Brasileiros de todo o país reuniram-se no último fim de semana em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa de Minas. Eram militantes de diferentes partidos políticos, movimentos sociais e populares, centrais sindicais, entidades estudantis e pastorais sociais, entre outros. Com diferentes bandeiras, mais de 2.000 manifestantes ali estavam com um propósito comum: fundar a Frente Brasil Popular, em defesa da democracia.

Ao presenciar aquele momento, transportei-me, em pensamento, à Grécia Antiga, onde, após longo processo de lutas e conquistas, reunidos na colina Pnyx, os atenienses instituíram a democracia direta. Vi as chamadas “assembleias”, ou “eclésias”, nas quais homens livres não pertencentes às oligarquias – artesãos, camponeses, pequenos e médios comerciantes – discutiam e deliberavam sobre a defesa da cidade e normas de relacionamento democrático. Como princípio central, o direito à livre participação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Já estavam presentes fundamentos da democracia de hoje, como legitimidade e representatividade. Fato é que Péricles, o estadista, estabeleceu como condição para a legalidade de uma eclésia que contasse com, pelo menos, 6.000 membros. Outro princípio que se estabelecia era o da cidadania. Para os homens livres de Atenas, deixar de participar daquele espaço democrático representava grande desonra.

A Frente Brasil Popular carrega muito da essência das eclésias – mais ampliada, é claro, com a participação de mulheres, jovens e negros, excluídos das assembleias da Atenas antiga. Ao fim de dois dias de discussões, suas deliberações foram sintetizadas em um manifesto, elaborado participativamente e aprovado pela maioria, com quatro grandes eixos centrais: defesa dos direitos dos trabalhadores; ampliação da democracia e da participação popular nas decisões; luta pelas reformas estruturais e pela construção de um projeto de desenvolvimento democrático e popular; e defesa da soberania nacional.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“E as bombas citadas no título? Onde entram nessa história?”, deve estar se perguntando o leitor. Li, certa vez, uma frase escrita a carvão e sangue em um abrigo antiaéreo na França.

“Extraordinário o poder das bombas de nos fazer solidários sob os abrigos”, dizia. Iniciativas como a Frente Brasil Popular são como abrigos para uma democracia bombardeada de todos os lados por setores conservadores, elitistas, intolerantes e sectaristas de nossa sociedade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Durante a Segunda Guerra Mundial, ateus, judeus, cristãos, comunistas, liberais democráticos e socialistas deixaram em segundo plano as divergências ideológicas e as convicções religiosas para criar na França um grande movimento de resistência. Hoje, também no Brasil, diferentes setores sociais se unem para resistir aos ataques que pretendem suplantar o mandato de uma presidente legitimamente eleita e criminalizar atividades políticas, sobretudo as relacionadas ao governo e a bandeiras históricas dos movimentos sociais e populares. Não lograrão êxito. As bombas deixarão um rastro de destruição e dor, é verdade, mas, mais uma vez, terão o extraordinário poder de nos fazer solidários em nossas diferenças.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO