CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Denise Assis avatar

Denise Assis

Jornalista e mestra em Comunicação pela UFJF. Trabalhou nos principais veículos, tais como: O Globo; Jornal do Brasil; Veja; Isto É e o Dia. Ex-assessora da presidência do BNDES, pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade e CEV-Rio, autora de "Propaganda e cinema a serviço do golpe - 1962/1964" , "Imaculada" e "Claudio Guerra: Matar e Queimar".

694 artigos

blog

Brasil em tempos de coronavírus: pão ou sabão?

"Com a escassez de recursos impingida às universidades, o ministro Weintraub acaba por ser conivente com o contágio por coronavírus, pois se não há sabonete disponível nos banheiros das universidades, onde transitam milhares de jovens diariamente, como impedir que o tal do vírus se expanda?", questiona a jornalista Denise Assis

(Foto: ABr | Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Denise Assis, para o Jornalistas pela Democracia - Eu havia jurado que não me deixaria contaminar pelo pânico quanto ao coronavírus. Agir normalmente, tomando os cuidados necessários é o suficiente, pensava. Mandam os médicos e técnicos em coletivas do Ministério da Saúde, que se lavem as mãos o maior número de vezes possível, para espantar a ameaça do contágio. Até que entrei em um banheiro de uma universidade pública e, após usá-lo, me dirigi à pia para o rotineiro hábito de higiene, agora com atenção redobrada. 

Sugerem eles que cantemos duas vezes o “Parabéns pra você”, como forma de calcular o tempo ideal para o asseio das mãos, agora, em tempos de ameaça. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tentei o recipiente do sabonete líquido. Vazio. Procurei o frasco de álcool gel. Inexistente. Catei na necessaire um tubo de pasta de dentes e, num improviso absurdo, cobri a mão com o creme dental, tomando o cuidado de espalhar bem. Pela minha cabeça passavam números: ‘nova doença já afeta cerca de 114 mil pessoas em mais de 100 países, e matou mais de 4 mil. O Brasil tem 34 casos confirmados do novo tipo de coronavírus, (o Sars-coV-2). São 19 em São Paulo, oito no Rio, e um no Rio Grande do Sul, sendo que existem no país 893 casos suspeitos’...

Sob a torneira deixei rolar a água enquanto mentalmente cantarolava a tal da musiquinha. Enxaguei e me dirigi à caixa metálica que deveria conter toalhas de papel. Vazia. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com a escassez de recursos impingida às universidades, o ministro Weintraub acaba por ser conivente com o contágio por coronavírus, pois se não há sabonete disponível nos banheiros das universidades, onde transitam milhares de jovens diariamente, como impedir que o tal do vírus se expanda? Só mesmo cancelando as aulas, à moda italiana.

Transportem esta situação para os banheiros de restaurantes na hora do almoço, nos grandes centros. Ou, pensem nos banheiros das biroscas das comunidades. Ou, melhor, tentem imaginar aquelas mães que vão precisar decidir entre o pão ou a compra do sabonete... Este não é um país à prova de coronavírus, concluirão. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ainda bem que, por enquanto, ele tem contaminado os que podem andar de avião e sair de férias ou viajar a trabalho, para o exterior. Do contrário, seria de imediato uma calamidade. Como conter o alastramento de um vírus destes, num país onde banheiro é fossa, saneamento é luxo, e higiene, só quando é possível? “Parabéns, pra você... Nesta data querida” ... 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO