CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Kotscho avatar

Ricardo Kotscho

Ricardo Kotscho é jornalista e integra o Jornalistas pela Democracia. Recebeu quatro vezes o Prêmio Esso de Jornalismo e é autor de vários livros.

330 artigos

blog

“Brasil vende tudo”: Eletrobras, pré-sal, a soberania nacional e o nosso futuro

"Nossa geração, que derrotou a ditadura militar e reconquistou a democracia, vai continuar assistindo passivamente a tudo isso, enquanto os mercados e as petrolíferas estrangeiras avançam sobre o nosso patrimônio, que levamos séculos para construir?", pergunta o jornalista Ricardo Kotscho diante da liquidação do patrimônio nacional poromovida por Paulo Guedes e Jair Bolsonaro

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Ricardo Kotscho, no Balaio do Kotscho e para o Jornalistas pela Democracia

“O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente” (Mahatma Gandhi).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

***

Estava moderando os comentários do Balaio esta manhã quando encontrei a citação de Gandhi na mensagem enviada pelo leitor Heraldo Campos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E fiquei pensando no noticiário que tinha acaba de ler sobre o festival de privatizações promovido pelo desgoverno bolsanarista para comemorar 300 dias de destruição do país.

Como aquelas muitas famílias que estão mudando de país, o Palácio do Planalto pendurou na porta a placa “BRASIL VENDE TUDO”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na marcha batida para transformar o Brasil numa colonia dos Estados Unidos, sem soberania e sem futuro, Bolsonaro assinou nesta terça-feira o projeto de lei que autoriza a venda da Eletrobras de porteira fechada.

O projeto ainda depende de aprovação do Congresso, mas, como está tudo dominado em Brasília, em breve perderemos o controle sobre o parque energético nacional.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As ações da estatal já dispararam na Bolsa de Valores e o mercado está em festa.

Foi para isso mesmo que apoiaram e bancaram a campanha presidencial do ex-capitão defenestrado pelo Exército.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No mesmo dia, o governo enviou ao Congresso o “Pacotão do Guedes”, que vai promover mais privatizações, derrubar gastos com saúde e educação, impor novas perdas aos trabalhadores para cobrir o rombo fiscal e fazer a alegria dos bancos.

Para completar o bota fora federal, quarta e quinta acontecerão os leilões do pré-sal, no Rio de Janeiro, que vão rifar algumas das maiores bacias petrolíferas do mundo, de valor incalculável, mas que poderão ser arrematadas por módicos R$ 30 bilhões.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Enquanto o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, garante que as “licitações das grandes reservas serão um sucesso”, sindicatos de petroleiros entraram com ações na Justiça para tentar barrar os leilões.

Serão um grande sucesso para quem, cara pálida?

Segundo a Federação Única dos Petroleiros, que entrou com ação contra o Ministério do Meio Ambiente, o Ibama e a Agência Nacional de Petróleo, além dos prejuízos econômicos, o leilão provocará grandes impactos ambientais que não foram avaliados pelos órgãos do governo.

As últimas alucinações dos bolsonaros, que chegaram até em falar na volta do AI-5, com o apoio do general Heleninho, o chefe do GSI e mentor do capitão, foram pensadas exatamente para isso: distrair a platéia enquanto o Posto Ipiranga planejava seu pacotão para implantar o modelo chileno de Pinochet no Brasil.

Será que Paulo Guedes consegue dormir tranquilo ao ver o que está acontecendo com o Chile em chamas, diante da falência do modelo neoliberal que deu mais dinheiro para os ricos e massacrou os pobres?

Aprovadas as reformas patrocinadas pelos empresários para acabar com a previdência pública e os direito dos trabalhadores, agora chegou o momento de amarrar o futuro para que o Brasil nunca mais volte a ser um país independente.

Depois de aberta a porteira para o estouro da boiada bolsonarista, promovida pela Lava Jato com o apoio de setores da mídia, agora ameaçados pelo capitão, faltam ainda três anos e dois meses para eles completarem o serviço.

Peço aos leitores para voltarem à epígrafe desse texto e refletirem sobre o nosso papel nessa história.

O que pensarão de nós nossos filhos e netos ao herdar os escombros?

Nossa geração, que derrotou a ditadura militar e reconquistou a democracia, vai continuar assistindo passivamente a tudo isso, enquanto os mercados e as petrolíferas estrangeiras avançam sobre o nosso patrimônio, que levamos séculos para construir e nos tornarmos uma nação livre e democrática, com uma das maiores economias do mundo ocidental?

Quando vamos acordar para essa tragédia bíblica?

Em vários pontos do país, estão marcadas manifestações para hoje contra o desmanche provocado pelos bolsonaros e sua trupe de malucos,

Alguém tem notícias sobre o que está acontecendo? Quem tiver, por favor manda pra cá. Na mídia, ainda não vi nada.

Vida que segue.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO