CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2483 artigos

blog

Canalha

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O episódio Delcídio do Amaral remete, em dois aspectos, ao III Reich.

Lembra o abominável regime que ceifou milhões de vidas na Alemanha dos anos 1930, sob a ditadura Hitler por ter se utilizado da delação como forma de escapar da ditadura que se instalou em parte do território brasileiro, mais precisamente em Curitiba, onde prender cidadãos sem julgamento prévio tornou-se rotina, mas onde ele ingressou ao cometer crime em flagrante.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tão flagrante foi seu crime que o STF não teve outra alternativa senão mandar prendê-lo, com a concordância do Senado, em decisão extraordinária que só se aplica a casos extraordinários.

A delação era um dos sustentáculos do regime nazista, no qual até mesmo crianças eram estimuladas a delatarem seus pais em nome da preservação da ditadura mais sanguinária do século 20, também premiadas, não com a liberdade, como no caso do agora ex-senador, mas com a convicção de que estavam ajudando a construir um brilhante futuro para elas próprias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mais torpe do que a própria delação foi o motivo que ele usou para justificar o que fez: cumpria ordens, "foi um crime de mando", não fazia aquilo de moto próprio, mas para satisfazer a presidente Dilma e o ex-presidente Lula.

Foi esse, por coincidência, o mesmo pretexto utilizado pelos carrascos nazistas – todos eles – quando foram julgados no tribunal de Nuremberger.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mandavam seres humanos de todas as idades, desde que fossem judeus, para a morte nas câmaras de gás porque cumpriam ordens de seus chefes, as quais não poderiam recusar.

É claro que essa desculpa, tão ignominiosa quanto eles, não comoveu o júri e não salvou nenhum deles da forca, apesar de terem a seu favor o fato de que, caso não obedecessem poderiam eles mesmos ser fuzilados ou morrer da mesma forma que suas vítimas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No caso de Delcídio nem essa atenuante havia. Se não cumprisse essa ordem, supondo que ela existiu, o que beira o absurdo, o que ocorreria se não a executasse? Seria fuzilado? Seria enforcado? Iria para a câmara de gás? Não. Seria, no máximo dos máximos destituído da liderança do governo. Esta teria sido a sua pena.

Se ele fosse um homem honrado, uma pessoa de caráter, ao supostamente receber a tarefa cujas consequências seriam extremamente graves teria respondido "não", pois o preço de perder a liderança seria muito menor do que o de perder a honra e a liberdade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele só fez o que fez, por conta própria, e não a mando, como mostra a gravação apresentada pelo filho de Cerverò por ser canalha.

E justificou como justificou pelo mesmo motivo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E os golpistas de plantão, que estão se aproveitando disso para enxovalhar, mais uma vez, uma presidente que não faz parte dessa laia são tão canalhas quanto ele.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO