CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Marco Mondaini avatar

Marco Mondaini

Historiador e Professor da Universidade Federal de Pernambuco. Coordena e apresenta o programa Trilhas da Democracia, exibido aos domingos na TV 247.

105 artigos

blog

Carta a Enrico

Teu nome, meu filho querido, é inspirado na trajetória desse comunista italiano que tem a sua última aparição pública realizando aquilo que norteou praticamente toda a sua vida – o fazer política

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Meu filho amado, o teu nome foi escolhido em homenagem àquele que considero o último comunista que teve algo de novo a dizer. Um comunista de estatura franzina nascido na ilha da Sardenha, tal qual outro comunista que revolucionou o pensamento marxista ocidental até morrer nos cárceres fascistas em 1937.

O nome desse comunista que diziam ser um homem triste foi guardado durante muito tempo na mente do teu pai até a tua chegada ao mundo num 8 de outubro – data que simboliza o martírio de um comunista de outra tradição, nas matas bolivianas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não foram poucos os episódios nos quais esse comunista – que também dizem ironicamente já ter nascido filiado ao Partido Comunista Italiano em função do seu engajamento prematuro – demonstrou a sua insubmissão em relação a autoridades petrificadas, como, por exemplo, quando pronunciou a herege expressão “democracia, valor universal” diante de toda burocracia dos partidos comunistas, por ocasião das celebrações em torno dos sessenta anos da Revolução Russa de 1917.

Teu nome, meu filho querido, é inspirado na trajetória desse comunista italiano que tem a sua última aparição pública realizando aquilo que norteou praticamente toda a sua vida – o fazer política.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Era junho de 1984, enquanto discursava em cima de um palanque durante a campanha eleitoral para o parlamento europeu na cidade de Padova, que a morte deste comunista democrático antecipou simbolicamente para o teu pai a morte de um outro comunismo, intrinsecamente despótico, em novembro de 1989.

Recordar a origem do teu nome nesse momento em que se completam exatos quatro meses da nossa separação foi a maneira encontrada pelo teu pai para expressar a dilacerante dor resultante de uma saudade potencializada pelo sentimento de injustiça. Recordar a origem do teu nome, meu filho Enrico, é, também uma maneira de dizer: EU TE AMO!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO