CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Carlos Henrique Abrão avatar

Carlos Henrique Abrão

Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo

159 artigos

blog

Cidadania abandonada

Com esse comportamento de total destruição do Estado, já em plena globalização, a governabilidade cessa e perde sua força, em virtude do poder econômico que é permeado de favores, de elementos nocivos e de resultados a curto prazo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O resultado das urnas é uma lição imediata e forte no sentido de que a nossa classe política desandou e deserdou a cidadania em todos os sentidos e literalmente, esquecendo-se do eleitor e pensando somente nas vantagens e mazelas do poder.

Recentemente, duas decisões das Cortes Superiores: uma entendendo que a prisão pode ser feita após o julgamento em segundo grau e a outra determinando que a Assembleia Legislativa aprove o processo contra Governador, como se a palavra final do Judiciário se submetesse aos velhos tempos, nos quais, para se processar um Deputado, era preciso pegar o de acordo da Casa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E porque o Parlamento no Brasil tem tantos poderes, ele, e mais ninguém, pode cassar seus pares, Presidente da República e até um Ministro do STF, o que, a nosso ver, está completamente equivocado e errado, haveria de existir um sistema dentro do Judiciário ou acima dele que fosse o controle geral para punir e responsabilizar quem cometesse falhas na derradeira guardiã da Constituição Cidadã, cujos 28 anos de existência demonstram seu total alheamento e divórcio da vontade popular.

Múltiplos direitos foram criados, porém não há receita com um Toque de Midas para fazer brotar orçamento e coroar o que o legislador pretendeu fazer e, assim, os Estados da União, em colapso, querendo entregar as chaves do cofre para o Governo Federal, já que declararam, de forma expressa ou implícita, que não pagarão mais e deram a moratória da dívida pública.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Conseguiram os governos um alívio para rolar as suas dívidas com a União e isso pouco ou quase nada refrescou, na medida em que o problema é maior e mais profundo, em razão da queda da arrecadação descomunal em comparação com as receitas, e olha que, agora, a luta será olímpica para não falir ou ficar definitivamente insolvente.

O abandono da cidadania impõe uma reflexão sobre a representatividade e a criação de uma autoridade nacional anticorrupção que funcione 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 por ano, e até 366 nos anos bissextos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Explica-se com o fim do privilégio de foro, somente pertenceriam a ele o Presidente da República, Presidentes do Senado e da Câmara e os Ministros de Governo, saindo do quadro atual de 22 mil tutelados pela lamúria da impunidade, já que, na Corte Maior, um processo leva até uma década para se chegar a uma decisão, sem falar nos recursos e na alta probabilidade da prescrição etária.

A autoridade nacional anticorrupção seria formada por três magistrados de notório saber jurídico, com idade mínima de 35 anos, e o exercício obrigatório de, pelo menos, dez anos de carreira, com um conselho de assessoria composto por 2 ex-Ministros do STF um ex-Ministro do STJ, um ex-Procurador e um cidadão eleito pela população em escrutínio geral, os cinco membros fariam o levantamento de dados, monitoramento e acompanhamento do funcionamento da autoridade sem poder decisório e simplesmente de reduzir a quantidade de casos por meio de um amplo exercício de capacidade e verificação, antes de mais nada, sobre a veracidade da denúncia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em cada Estado de Federação, criaríamos varas especializadas para fins de julgamento dos delitos de improbidade administrativa e corrupção, funcionando com preferência e em caráter prioritário, sem férias forenses e com designação permanente de magistrados e promotores com o perfil ajustado e treinados, reciclados no Brasil e no Exterior.

Com esses ingredientes, os processos seriam examinados em tempo real e julgados, no máximo, em dezoito meses, nas duas instâncias, que seriam responsáveis pela aplicação da pena condenatória.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esse mecanismo seria adaptado nas Justiças Federal e Estadual, em pleno funcionamento, além de destacarmos agentes da Polícia Judiciária com capilaridade e especialização, tanto na escuta de dados, rastreamento de contas no Brasil e fora dele, conservação de elementos seguros à prova indiciária.

Montar-se-ia uma verdadeira equipe de vitória no combate incessante, sem trégua e de resultado contra a corrupção.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que mudou no Brasil da última década foi que, antes, a corrupção estava segregada ao Poder Público, mas se imiscuiu no privado, criando uma parceria de laços estreitos e inescrupulosos, à revelia da cidadania.

E com esse comportamento de total destruição do Estado, já em plena globalização, a governabilidade cessa e perde sua força, em virtude do poder econômico que é permeado de favores, de elementos nocivos e de resultados a curto prazo.

Somente com o respeito à cidadania e uma micro reforma da Constituição Federal sairemos do marasmo, do estado de letargia e imporíamos regras rígidas de crimes imprescritíveis e sanções pesadas, a titulo de multa, e a recuperação rápida em prol do erário do numerário retirado dos cofres públicos.

Sem o pleno exercício da cidadania por meio de uma política que valorize e defenda ideais, voltaremos ao passado e seremos tragados pelos furacões que matam, como no Haiti, pela natureza, e aqui, pelo fenômeno exclusivo da esperteza.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO