CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cássio Vilela Prado avatar

Cássio Vilela Prado

Escritor

96 artigos

blog

Coisa pública, ética e eleições municipais

Não adianta ficar repetindo igual a uma maritaca que o executivo "executa as leis" e o legislativo "fiscaliza o executivo", se de fato a "coisa pública" se tornar "uma privada". Definitivamente, prefeitos e vereadores não são os donos das cidades, embora muitos possam assim pensar

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Caso você deseja ser candidato a um cargo eletivo nas próximas eleições municipais é importante conhecer a Constituição da República Federativa do Brasil, a Lei Orgânica Municipal, os Planos de Cargos e Salários dos funcionários de todas as esferas do poder municipal, as funções e atribuições do Legislativo e do Executivo, dentre outros...

Entretanto, de nada vale o seu conhecimento acerca de tudo isso se você não apresenta o seu desejo decidido, respaldado pela Ética da Observância da Coisa Pública – "Res publica é uma expressão latina que significa literalmente "coisa do povo", "coisa pública". É a origem da palavra república. O termo normalmente se refere a uma coisa que não é considerada propriedade privada, mas a qual é, em vez disso, mantida em conjunto por muitas pessoas." – Wikipédia (Google).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Isso significa saber – e Atenção: significa ter o entendimento – de que as Prefeituras Municipais assim como as Câmaras Municipais não são "balcões de negócios" particulares e privados. É preciso ser bem claro que negociatas como "contratos de trabalho irregulares", "desvios de função a Deus dará", "licitações viciadas", "conchavos e acordos políticos indecentes" ... são atitudes abomináveis pela Ética Pública.

Não adianta ficar repetindo igual a uma maritaca que o executivo "executa as leis" e o legislativo "fiscaliza o executivo", se de fato a "coisa pública" se tornar "uma privada". Definitivamente, prefeitos e vereadores não são os donos das cidades, embora muitos possam assim pensar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na verdade, prefeitos e vereadores são servidores públicos eleitos pelo povo e para o povo, sem privilegiar "um povo" (turma) em detrimento de "outro povo" (outras turmas). Tarefa nada fácil, por isso tantos sucumbem.

Portanto, se você acha que se eleito vai "ficar na mamata", engana-se. Pode até ficar, mas os olhares e os ouvidos do povo não dormem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pelo visto, outra importante reflexão que se faz necessária antes de você entrar "nessa aventura política" é sobre os vícios culturais perpetrados na nossa cultura e que muitas vezes podem imprimir as nossas ações e banalizar a "res publica", a "coisa pública", do tipo: "se você votar em mim eu arrumo emprego para você e a sua família", "a gente dá um jeitinho", "eu vou fazer isso" (mentira: ninguém faz nada sem aprovação nas duas esferas de poder e com a aquiescência da Lei).

Refletir sobre isso tudo requer estar aberto às discussões e ao diálogo público. Bradar "Fora Lula", "Fora Dilma", "Fora PT", "Fora Fulano", aproveitando-se de forma oportunista de "ondinhas emocionais passageiras", de forma absoluta, não faz de você um candidato honesto a serviço da "coisa pública", muito pelo contrário, fá-lo-á, além de um "oportunista de araque", um ser em suspeição, pois muitas vezes se nega aquilo que mais se faz. Exemplos disso na nossa Republica recente não faltam...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por fim, sendo breve, toda mudança cultural, ética e pessoal passam por momentos de angústia. Ninguém cresce se não estiver aberto às"novas forças", instituintes de uma boa nova. O instituído ("o velho") insiste em retornar. É um embate interior e exterior muito intenso. Entretanto, que não se perca a Ética, a serenidade e a honestidade da boa convivência com as diferenças e com a "coisa pública".

O resto é bobagem!!!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO