CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cláudio da Costa Oliveira avatar

Cláudio da Costa Oliveira

Economista aposentado da Petrobras

160 artigos

blog

Contrariando corpo técnico, CVM decide que Petrobrás não precisa refazer balanços

Com esse mecanismo, a Petrobrás usa receitas futuras de exportação para compensar o risco de variações cambiais sobre sobre suas obrigações de dívida de longo prazo

Funcionário pinta tanque da Petrobras em Brasília, no Brasil 30/09/2015 REUTERS/Ueslei Marcelino/File Photo (Foto: Cláudio da Costa Oliveira)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O colegiado da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) decidiu que a Petrobrás não precisará refazer seus balanços financeiros entre 2013 e 2016.

A decisão acata recurso da estatal contra decisão da área técnica da autarquia, que questionou a adoção, pela companhia, de mecanismo para se proteger de variações cambiais conhecido como "contabilidade de hedge".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com esse mecanismo, a Petrobrás usa receitas futuras de exportação para compensar o risco de variações cambiais sobre sobre suas obrigações de dívida de longo prazo.

A área técnica da CVM discorda da metodologia e afirma que a empresa é importadora líquida e, por isso, não poderia usar exportações futuras como proteção. Em março, determinou que a companhia refizesse os balanços desconsiderando o mecanismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nesta terça, o diretor da autarquia que relatou o caso, Henrique Machado, acatou recurso da empresa contra a medida, sendo seguido pelo diretor Pablo Rentería. O presidente da CVM, Leonardo Pereira, foi voto vencido.

Segundo o economista Cláudio Oliveira, aposentado da Petrobrás, o processo sobre o "hedge account" (RJ-2013-7516) , foi aberto por iniciativa da própria CVM em 12/07/2013. Coincidentemente passados exatos quatro anos foi concluido por julgamento do Pleno da CVM em 12/07/2017.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As empresas denunciadas pela CVM tem direito a ampla defesa, podendo contestar, discutir, argumentar sobre tudo que for alegado pelo corpo técnico da CVM. O corpo técnico da CVM é formado por funcionários públicos federais concursados, selecionados pelos conhecimentos que detém para atender às necessidades do órgão.

A diretoria colegiada é nomeada politicamente. Por exemplo, o relator deste processo, diretor Henrique Machado, foi nomeado pelo atual governo em 2016.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cláudio Oliveira questiona: "Ora, depois de quatro anos de análises o corpo técnico firma posição num determinado sentido, e vem um diretor recém nomeado e muda tudo ? Qual o motivo da existência deste corpo técnico ?"

O economista prossegue: "Lembro que a Vale que é uma empresa "exportadora liquida" em sua essência, não adotou o "hedge account" . Em função disto apresentou prejuizos em 2015 e não distribuiu dividendos aos acionistas".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Sendo que a CVM aceitou a adoção do "hedge account" da Petrobras, mesmo contrariando a opinião de seu corpo técnico, por coerência deveria exigir que a Vale altere seus balanços adotando a prática. Caso contrário fica o entendimento que qualquer empresa pode ou não adotar a prática de "hedge account", conforme seus próprios interesses", finaliza Cláudio Oliveira.

Com informações da Folhapress

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO