CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Fonseca avatar

Ricardo Fonseca

Ricardo Fonseca é Publicitário, divulgador das causas midiáticas e responsável pelo Blog Propagando

268 artigos

blog

Cresce o número de pessoas pedindo esmolas em São Luís

Em São Luís (MA), a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social tem um programa social especial de proteção para esses casos. Mas pelo visto, os seus fiscais não estão fazendo nem o dever de casa

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Do Blog Propagando

O Blog flagrou na terça (13), nos cruzamentos em frente ao Marcus Center no bairro do Renascença II em São Luís (MA), um jovem aparentemente saudável, mas com andar “elétrico”, como se tivesse consumido drogas, pedindo esmolas para os veículos que paravam nos locais. Confira o vídeo abaixo: 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não é a primeira vez que este jovem se utiliza dessas vias para pedir esmolas, essa prática virou a sua profissão e ele está praticamente todos os dias abordando os carros que passam por esse local. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aparentemente não tem nada de mais, afinal ele não está roubando. Mas a mendicância não pode ser um meio de sobrevivência e é sim um problema social grave, que precisa de soluções imediatas do poder público. 

Segundo o Instituto de pesquisa Econômica Aplicada - IPEA,  o Brasil não conta com dados oficiais sobre a população em situação de rua. Esta ausência prejudica a implementação de políticas públicas voltadas para este contingente e reproduz a invisibilidade social da população de rua no âmbito das políticas sociais. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Porém no TD 2246 - Estimativa da População em Situação de Rua no Brasil, de  Marco Antonio Carvalho Natalino, Brasília, outubro de 2016, estima-se que existam 101.854 pessoas em situação de rua no Brasil. Deste total, estima-se que dois quintos (40,1%) habitem municípios com mais de 900 mil habitantes e mais de três quartos (77,02%) habitem municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes. Por sua vez, estima-se que nos 3.919 municípios com até 10 mil habitantes habitem 6.757 pessoas em situação de rua, (6,63% do total). Ou seja, a população em situação de rua se concentra fortemente em municípios maiores.  

image

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Muitas dessas pessoas em situação de rua…

image

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Se utilizam de artifícios como a limpeza de para-brisas de carros…

image

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como forma “ legal” de manter o seu sustento, ou até em alguns casos de seus vícios… 

image

Utilizando em alguns casos água suja ou produtos inadequados para fazer essa limpeza e quando o motorista se recusa a “pagar” pelo serviço - na maioria das vezes -  não solicitados, eles se irritam. 

image

O Blog flagrou no mesmo dia, esse outro jovem, após lavar alguns para-brisas e conseguir algum dinheiro, ele correu atrás desse ônibus (FOTO), pegou carona pelo lado de fora da porta  e se evadiu do local. O blog já flagrou esse mesmo jovem, cheirando cola de sapateiro, a luz do dia, na frente de quem passasse pelo local, sem medo de ser pego em flagrante pela polícia. 

Em São Luís (MA), a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social - SEMCAS - tem um programa social especial de proteção para esses casos. Confira aqui.

Mas pelo visto, os seus fiscais não estão fazendo nem o dever de casa. A Secretária Andréia Carla Santana Everton Lauande precisa atuar com mais eficiência nessas questões e cobrar de seus funcionários, a assistência necessária  para essas pessoas que vivem em situação de rua. Ou será que ela está de férias como o prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior? 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO