CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Daniel Samam avatar

Daniel Samam

Daniel Samam é Músico, Educador e Editor do Blog de Canhota. Está Coordenador do Núcleo Celso Furtado (PT-RJ), está membro do Instituto Casa Grande (ICG) e está membro do Coletivo Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores (PT).

127 artigos

blog

Crescimento de Lula mostra acerto na estratégia eleitoral do PT

"O crescimento de Lula nas pesquisas revela o acerto da estratégia do PT em insistir em sua candidatura e que a batalha político-judicial em torno da impugnação do registro no TSE deve manter essa trajetória de crescimento na intenção de votos", diz o colunista Daniel Samam; "É inegável a força eleitoral de Lula e a sua capacidade de transferir votos. No entanto, há quem se preocupe com o fato de Haddad não ter pontuado mais na pesquisa Ibope e Datafolha. Acontece que ele ainda não foi definitiva e devidamente 'ungido' por Lula"

Crescimento de Lula mostra acerto na estratégia eleitoral do PT
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

As pesquisas CNT/MDA e Ibope tiveram números semelhantes: Lula com 37%, Bolsonaro com 18%, Marina com 6%, Ciro e Alckmin com 5% cada um. A diferença é que o Ibope pesquisou o cenário sem Lula. Nesse caso, Bolsonaro tem 20%, Marina sobe a 12%, Ciro para 9%, Alckmin fica com 7% e Fernando Haddad chega a 4%.

O Partido dos Trabalhadores (PT) é o preferido de 29% dos entrevistados, segundo pesquisa Ibope. ‪O índice supera os 27% da somatória das outras 34 legendas registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A pesquisa também trouxe alguns recados dos eleitores aos candidatos, consolidando o perfil conservador nos costumes e progressista na economia do eleitorado brasileiro. Por exemplo, 62,8% dos entrevistados disseram não votar num candidato favorável à descriminalização do aborto. Sobre a liberação do porte de armas, 50,1% afirmaram não votar num candidato que defenda tal proposta. O discurso privatista na economia não tem vez: 38,8% não votariam em quem defende privatizações. Já no quesito redução de privilégios dos servidores públicos e políticos, há apoio de 61% dos eleitores.

Já a pesquisa Datafolha realizada entre os dias 20 e 21 de agosto e publicada hoje (22), amplia ainda mais a liderança de Lula, mesmo encarcerado injusta e ilegalmente como preso político para não disputar as eleições, contrariando acordos internacionais. Lula aparece com 39% das intenções de voto e Jair Bolsonaro, com 19%. Haddad registra baixa rejeição, de 21%, e 31% dos eleitores votariam em um candidato indicado por Lula.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O crescimento de Lula nas pesquisas revela o acerto da estratégia do PT em insistir em sua candidatura e que a batalha político-judicial em torno da impugnação do registro no TSE deve manter essa trajetória de crescimento na intenção de votos. É inegável a força eleitoral de Lula e a sua capacidade de transferir votos. No entanto, há quem se preocupe com o fato de Haddad não ter pontuado mais na pesquisa Ibope e Datafolha. Acontece que ele ainda não foi definitiva e devidamente "ungido" por Lula.

Temos de ter a clareza que a razão de ser da candidatura de Haddad é a de representar Lula e que os 40 dias de campanha até as eleições devem ser empenhados em dizer ao Povo brasileiro que Lula é o candidato e que Haddad está ali para ser Lula, a pedido de Lula, enquanto Lula não estiver livre.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO