CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Jeferson Miola avatar

Jeferson Miola

Articulista

1138 artigos

blog

Crise institucional ou caos planejado?

"Não há hoje no Brasil uma crise institucional no sentido clássico da expressão", acredita Jeferson Miola. "Assistimos, isso sim, à fabricação de um clima caótico e instável para justificar atentados terroristas à democracia e à Constituição. O 7 de setembro é mais um ensaio desta estratégia"

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A ideia de que há uma crise institucional no Brasil é uma invenção diversionista do próprio governo para forjar um clima de tensão.

O que existe é algo pior: é um cenário planejado de caos; é a fabricação, pelo próprio governo, de um ambiente de tumulto e confusão.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O contexto de caos planejado é pior que uma crise circunstancial porque revela a existência de uma escolha consciente, pensada e deliberada, para jogar o país no abismo.

Crise institucional pressupõe conflito e impasse entre os poderes da República. Para que se instale efetivamente uma crise entre as instituições, é preciso que duas ou mais partes se digladiem. Como ensinam os argentinos, “para dançar um tango são precisos dois dançarinos”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não é isso, contudo, o que se observa no Brasil.

Os poderes da República não estão se digladiando. O que está ocorrendo, na verdade, são investidas unilaterais, metódicas e sistemáticas do Bolsonaro e dos generais contra o STF, sobretudo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É bastante sintomático que o próprio presidente e dirigentes militares promovam este caos. Fazem isso porque pretendem deixar o país permanentemente em suspense e em modo pânico.

Em termos racionais e lógicos, todo governante almeja paz e tranquilidade para poder concretizar ao máximo seu programa de governo e, assim, aumentar as chances de reeleição. O governo militar, porém, opta por fazer exatamente o contrário disso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bolsonaro não governa. Ele só tumultua, gera instabilidade e conflitos permanentes.

Em quase três anos de mandato, não existe um único registro de Bolsonaro compenetrado, sério, trabalhando ao redor de uma mesa e reunido com técnicos e especialistas para analisar problemas e construir soluções. Isso não aconteceu – pasme! – nem mesmo em relação à pandemia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De outra parte, entretanto, abundam situações de Bolsonaro liderando e promovendo arruaça e balbúrdia no país afora. E inclusive durante o horário de trabalho, usando estrutura estatal e dinheiro público.

As catástrofes econômica e humanitária, o morticínio de quase 600 mil pessoas; a pobreza, o desemprego e a fome que acometem mais de 100 milhões de brasileiros; a inflação maior que 10% em algumas capitais, o litro da gasolina acima de R$ 7, o botijão de gás a R$ 120 etc, não fazem parte das preocupações centrais do governo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O clima de caos é funcional à estratégia de poder dos militares, porque assim eles desviam a atenção desta realidade trágica e os militares continuam sendo poupados de cobranças pela responsabilidade de deixar o país em destroços.

Além disso, o caos fornece o “caldo de cultura” instrumental ao pretexto de intervenção deles como o “poder moderador” que “garante” a lei e a ordem ante o ambiente de baderna, violência e tumulto produzido, ironicamente, por eles mesmos.

Não há hoje no Brasil uma crise institucional no sentido clássico da expressão.

Assistimos, isso sim, à fabricação de um clima caótico e instável para justificar atentados terroristas à democracia e à Constituição. O 7 de setembro é mais um ensaio desta estratégia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO