CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Pedro Zambarda avatar

Pedro Zambarda

Jornalista, colaborador do Diário do Centro do Mundo, editor do Digiclub, página de tecnologia no Brasil 247, e colunista de política do Storia

33 artigos

blog

Critiquei, e ainda critico, Ciro porque ele tem reais chances de ganhar a eleição de 2018

Na minha visão, o Brasil precisa de uma nova guinada de centro-esquerda com responsabilidade fiscal para se livrar do golpe parlamentar de MDB e do PSDB. Nisso, Ciro Gomes representa bem. Elenca Temer e Bolsonaro como alvos e dispara críticas e acusações. Mas emite sinais trocados quando também critica Lula

Pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, discursa em evento com sindicalistas em São Paulo 27/04/2018 REUTERS/Nacho Doce (Foto: Pedro Zambarda)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A pesquisa DataPoder360 mostra nesta terça-feira que Ciro Gomes está em segundo lugar nas intenções de voto com 12%. Até então, Ibope e DataFolha mostravam o pedetista entre 4% e 8% na comparação dentro da corrida presidencial.

Bom de papo, ácido e assertivo, Ciro conquistou muitos em sua entrevista no Roda Viva. Tive a chance de entrevistá-lo para verificar isso. O cara é bom de papo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas isso não o torna imune às críticas.

Na minha visão, o Brasil precisa de uma nova guinada de centro-esquerda com responsabilidade fiscal para se livrar do golpe parlamentar de MDB e do PSDB. Nisso, Ciro Gomes representa bem. Elenca Temer e Bolsonaro como alvos e dispara críticas e acusações.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas emite sinais trocados quando também critica Lula. E eu tenho uma boa hipótese pra saber o motivo dele se opor ao PT: conquistar o empresariado que discorda de Temer e não vai no barco do ex-presidente petista, hoje preso.

Veja Benjamin Steinbruch da CSN cotado como vice de Ciro e comprove.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nisso, Ciro Gomes se locomove como um dos padrões eleitorais fixados após 2016. Na política mundial daquele ano, Donald Trump e Emmanuel Macron se consolidaram como padrões. Trump por seu discurso extremista, se deslocando para a extrema-direita, e Macron na centro-direita, à vezes mascarado de centro-esquerda social-democrata. Os movimentos de Ciro demonstram isso.

O "Macron brasileiro" mais óbvio em 2018 seria João Doria Jr. Mas, enlouquecido em seu egocentrismo com Alckmin e a falência do PSDB, ele perdeu a chance.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ciro achou nesse "eleitorado isentão" sua razão de ser. E foi inteligente por isso.

Por esses e outros motivos, acho que Ciro Gomes pode crescer nas pesquisas, ganhar as eleições e barrar o golpe. Mas duvido, com quase certeza, que ele fará um governo de esquerda ou progressista. Me parece que ele pode acabar com a hegemonia MDB, como diz o filósofo Marcos Nobre, e deslocar o "centrão" pro PP, DEM ou qualquer outra legenda de aluguel.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bolsonaro vai assustar hoje. Mas começarão os debates e ele deve se perder. É inexperiente, incompetente e burro demais para ser o nosso Trump.

Lula me parece que não concorrerá. E ele próprio sabe disso. Mas ele sabe que é o maior ex-presidente vivo e quer influenciar essas eleições. Mesmo preso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Geraldo Alckmin afundará o PSDB. Guilherme Boulos e Manuela D'Ávila podem dar força a Ciro. Fernando Haddad e Celso Amorim seriam vices melhores do que Benjamin Steinbruch. Nesse caso, Ciro Gomes terá que decidir se serve ao povo ou ao mercado.

João Amoêdo e Flávio Rocha são piadas de péssimo gosto e eu só espero o pior para seus discursos irresponsáveis. Álvaro Dias, embora eu não simpatize nem um pouco, é o único ex-tucano com alguma visão de futuro. Mas eu o considero atrasado.

Essas são minhas opiniões e minha visão sobre o quadro presidencial de 2018.

Ciro Gomes tem real chance de ganhar.

Eu sigo criticando Ciro Gomes justamente por isso.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO