Crônicas de um professor – o "Bom Dia"

Acham justo cortar investimento em Educação? Logo vocês, na iminência de prestarem Enem e vestibulares para entrarem em universidades? Cortes em investimento de pesquisas científicas!

Era uma vez um professor que lecionava Biologia. Em um dos colégios que trabalha – no qual, inclusive, era vítima constante de policiamento e perseguição por parte de “pais” de alunos – é tradição fazer uma oração/reflexão toda manhã antes do início das aulas. Em um desses “bom dia”, o professor resolveu trazer assuntos atuais e contextos do cotidiano para que os jovens refletissem.

Semana passada, em função do frio que atingiu a região, muitos alunos estavam encapotados e reclamavam do frio. E foi a deixa para a reflexão sugerida pelo professor:

“Vocês já perceberam como aumentou o número de moradores de rua? Pessoas que não têm onde se abrigar do frio, e malemá possuem uma blusa para se aquecer? Esse tipo de situação tende a piorar cada vez mais com todo o corte das políticas públicas...e por favor, não entendam ou me julguem com essa fala, pois não é doutrinação como alguns gostam de nos acusar, mas é nossa realidade. A política, quer queira ou não, é nossa realidade, está presente em nosso dia a dia. Tudo é política! Devemos ser cidadãos e cidadãs ativos, saber o que acontece e o que estão fazendo com nosso país. Temos que nos informar para termos uma formação. E que fique claro: não se trata de falar bem de político A e mal de político B, nem de partido, mas de nossa pátria! Viram o que estão fazendo com a Amazônia e os índices de desmatamento? Demitiram o responsável por alertar e divulgar esses dados! E a quantidade de agrotóxicos que o Ministério da Agricultura está liberando, mesmo com estudos provando que causam danos à saúde humana e ao ambiente? Produtos que a própria Europa já condenou o uso! Sabiam que um dos princípios ativos desses agrotóxicos é o responsável pela morte das milhões de abelhas que vemos constantemente nas redes sociais?

Acham justo cortar investimento em Educação? Logo vocês, na iminência de prestarem Enem e vestibulares para entrarem em universidades? Cortes em investimento de pesquisas científicas! E a Reforma da Previdência? Já pensaram que para mim quase não terá tanto problema, mas para vocês, que ainda não trabalham, provavelmente não conseguirão se aposentar?

E a desumanidade com o desmonte da Farmácia Popular e a distribuição de medicamentos para diabéticos e transplantados, por exemplo, tem como concordar? É um crime contra a população, principalmente contra os mais necessitados!

Pessoal, tudo isso para resumir aqui – de novo, sem que seja julgado – e para que possamos refletir e orar, de acordo com a crença de cada um, para que a cabeça e o pensamento das pessoas seja iluminado para que acordem, para que entendam e reajam à causa disso tudo. Afinal, por trás de tudo isso, há seres humanos, assim como nós, passando frio e fome nas ruas, sem ter um lar, um emprego, enquanto que militares, por exemplo, aposentam-se com salários abusivos e estratosféricos, ou ainda que os milionários passem imunes ao pagamento de impostos sobre grandes fortunas!

Enfim, gente...nesse breve “bom dia” de reflexão, acho que conseguimos entender um pouco como tudo isso que fazem, reflete em nossa sociedade. E por isso não podemos – e nem temos como – fugir da política. E a melhor maneira de fazer isso é com informação, e não com “fake News”.

Terminado o “bom dia”, ele puxou um “Pai Nosso”, com a alma mais leve e o coração transbordando de alegria, afinal, exercia ali seu papel verdadeiro de educador, estimulando a cidadania e a criticidade de cada um. Logo em seguida ligou o computador, fez a chamada e começou a aula sobre o sistema digestório.

Conheça a TV 247

Mais de Blog

Ao vivo na TV 247 Youtube 247