CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luiz Fernando Padulla avatar

Luiz Fernando Padulla

Professor, biólogo, doutor em Etologia, mestre em Ciências, autor do blog 'Biólogo Socialista'

130 artigos

blog

Crônicas de um professor – o "Bom Dia"

Acham justo cortar investimento em Educação? Logo vocês, na iminência de prestarem Enem e vestibulares para entrarem em universidades? Cortes em investimento de pesquisas científicas!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Era uma vez um professor que lecionava Biologia. Em um dos colégios que trabalha – no qual, inclusive, era vítima constante de policiamento e perseguição por parte de “pais” de alunos – é tradição fazer uma oração/reflexão toda manhã antes do início das aulas. Em um desses “bom dia”, o professor resolveu trazer assuntos atuais e contextos do cotidiano para que os jovens refletissem.

Semana passada, em função do frio que atingiu a região, muitos alunos estavam encapotados e reclamavam do frio. E foi a deixa para a reflexão sugerida pelo professor:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Vocês já perceberam como aumentou o número de moradores de rua? Pessoas que não têm onde se abrigar do frio, e malemá possuem uma blusa para se aquecer? Esse tipo de situação tende a piorar cada vez mais com todo o corte das políticas públicas...e por favor, não entendam ou me julguem com essa fala, pois não é doutrinação como alguns gostam de nos acusar, mas é nossa realidade. A política, quer queira ou não, é nossa realidade, está presente em nosso dia a dia. Tudo é política! Devemos ser cidadãos e cidadãs ativos, saber o que acontece e o que estão fazendo com nosso país. Temos que nos informar para termos uma formação. E que fique claro: não se trata de falar bem de político A e mal de político B, nem de partido, mas de nossa pátria! Viram o que estão fazendo com a Amazônia e os índices de desmatamento? Demitiram o responsável por alertar e divulgar esses dados! E a quantidade de agrotóxicos que o Ministério da Agricultura está liberando, mesmo com estudos provando que causam danos à saúde humana e ao ambiente? Produtos que a própria Europa já condenou o uso! Sabiam que um dos princípios ativos desses agrotóxicos é o responsável pela morte das milhões de abelhas que vemos constantemente nas redes sociais?

Acham justo cortar investimento em Educação? Logo vocês, na iminência de prestarem Enem e vestibulares para entrarem em universidades? Cortes em investimento de pesquisas científicas! E a Reforma da Previdência? Já pensaram que para mim quase não terá tanto problema, mas para vocês, que ainda não trabalham, provavelmente não conseguirão se aposentar?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E a desumanidade com o desmonte da Farmácia Popular e a distribuição de medicamentos para diabéticos e transplantados, por exemplo, tem como concordar? É um crime contra a população, principalmente contra os mais necessitados!

Pessoal, tudo isso para resumir aqui – de novo, sem que seja julgado – e para que possamos refletir e orar, de acordo com a crença de cada um, para que a cabeça e o pensamento das pessoas seja iluminado para que acordem, para que entendam e reajam à causa disso tudo. Afinal, por trás de tudo isso, há seres humanos, assim como nós, passando frio e fome nas ruas, sem ter um lar, um emprego, enquanto que militares, por exemplo, aposentam-se com salários abusivos e estratosféricos, ou ainda que os milionários passem imunes ao pagamento de impostos sobre grandes fortunas!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Enfim, gente...nesse breve “bom dia” de reflexão, acho que conseguimos entender um pouco como tudo isso que fazem, reflete em nossa sociedade. E por isso não podemos – e nem temos como – fugir da política. E a melhor maneira de fazer isso é com informação, e não com “fake News”.

Terminado o “bom dia”, ele puxou um “Pai Nosso”, com a alma mais leve e o coração transbordando de alegria, afinal, exercia ali seu papel verdadeiro de educador, estimulando a cidadania e a criticidade de cada um. Logo em seguida ligou o computador, fez a chamada e começou a aula sobre o sistema digestório.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO