Cubavisión: O ministério da Verdade e a fábrica de mentiras

"O que vale mesmo é o que se consegue forçar as mentes das maiorias a aceitar", escreve Jair de Souza

www.brasil247.com -
(Foto: Reprodução/YouTube)


Por Jair de Souza 

Em seu livro de 2014, que recebeu em português o título de A Esquerda Ausente, o historiador e filósofo italiano Domenico Losurdo fez um relato muito esclarecedor de como se estruturam e são praticadas as campanhas de terrorismo psicológico que visam satanizar os países e dirigentes que despontam em discordância com as linhas traçadas a partir dos Estados Unidos.

No entanto, embora Domenico Losurdo tenha falecido em 2019, as linhas constantes do terceiro capítulo do citado livro parecem estar sendo escritas neste exato momento e em referência ao conflito em curso envolvendo os Estados Unidos e a OTAN, por um lado, e a Federação Russa, por outro, com a Ucrânia aparecendo como uma espécie de cumpridor de tarefas para o bloco EUA-OTAN.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todas as manipulações de guerra psicológica mencionadas no trabalho de Losurdo estão acontecendo novamente no presente caso. A diferença está se dando não nos tipos de manipulação aplicados, senão que na intensidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por mais que o imperialismo sempre tenha sido ousado em suas práticas de exploração midiáticas contra seus inimigos, ninguém poderia imaginar que a coisa pudesse chegar ao ponto em que a campanha contra a Rússia e seu presidente chegou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Parece que estamos realmente numa encruzilhada histórica, que faz com que o imperialismo procure lançar mão de todos os recursos disponíveis, sem deixar de apelar para nenhum. Assim que, além da gigantesca difusão de mentiras e falsificações antirussas em quase todos os meios sob influências do capital estadunidense e europeu, tratou-se também de se obter um silenciamento máximo de todas as fontes que pudessem apresentar alguma versão dos fatos que entrasse em colisão com a versão desejada pelos centros do poder mundial.

Por isso, hoje em dia, encontrar canais onde se possa ter alguma voz dissonante da avalanche pro-otanista não é tarefa fácil. Todo o poderio que deriva da propriedade e domínio das grandes plataformas das redes de internet está sendo usado como nunca antes. As plataformas não vacilam em retirar de circulação qualquer material que elas venham a desconfiar que possa causar dano à causa que elas abraçaram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este vídeo elaborado por Cubavisión consegue revelar e elucidar de maneira muito eficiente toda a carga de pressão psicológica a que os povos do mundo estão submetidos neste instante de nossa história com vistas a atraí-los para uma concordância ou, pelo menos, neutralidade com respeito a esta agressiva campanha contra a Rússia.

E neste aspecto, uma vez mais, a verdade parece ser o que menos importa. O que vale mesmo é o que se consegue forçar as mentes das maiorias a aceitar. Disso, me parece, decorre a agressividade das atuais campanhas de difamação, desinformação e, em contrapartida, silenciamento dos opositores.

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cortes 247

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
WhatsApp Facebook Twitter Email