CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Reimont Otoni avatar

Reimont Otoni

Deputado federal (PT-RJ), vice-líder do PT na Câmara e membro da Comissão de Trabalho

47 artigos

blog

Cultura não é turismo

A transferência da Secretaria de Cultura do Ministério da Cidadania para o Ministério do Turismo, efetivada pelo governo Bolsonaro no último dia 7 de novembro, é mais um inadmissível ataque a uma área sensível da construção nacional

(Foto: Marcos Corrêa - PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A transferência da Secretaria de Cultura do Ministério da Cidadania para o Ministério do Turismo, efetivada pelo governo Bolsonaro no último dia 7 de novembro, é mais um inadmissível ataque a uma área sensível da construção nacional. 

Cultura é identidade, é a nossa raiz, reúne uma ampla gama de vivências, sentimentos e conhecimentos que caracterizam os diferentes períodos da história da Humanidade e as diferentes nacionalidades; vão desde as artes às crenças, arquitetura, leis, costumes, rituais, símbolos e hábitos vividos, construídos e compartilhados na vida em sociedade. Evidentemente, não pode ser tratada como apêndice de um ministério como o de Turismo, que é uma atividade de extrema importância, mas de gestão quase oposta, relacionada principalmente ao negócio, às relações episódicas, eventuais. Mesmo o chamado turismo cultural é uma atividade econômica voltada para grupos transitórios, que não estabelece vínculos com o lugar visitado, não cria cultura. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A decisão presidencial, até agora mal explicada, mostra, assim, o total desconhecimento do atual governo sobre o que sejam tanto o Turismo quanto a Cultura, misturando universos incompatíveis. 

O decreto transferiu para a nova estrutura a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, o Conselho Nacional de Política Cultural e a Comissão do Fundo Nacional de Cultura, além da gestão da Agência Nacional do Cinema (Ancine), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), da Fundação Biblioteca Nacional, da Fundação Casa de Rui Barbosa, da Fundação Cultural Palmares e da Fundação Nacional de Artes (Funarte). A pasta terá a responsabilidade de definir e efetivar a Política Nacional de Cultura, a regulação dos direitos autorais, a proteção do patrimônio histórico, artístico e cultural do país, a política de Museus, o apoio à preservação da identidade cultural de comunidades quilombolas e o desenvolvimento de políticas de acessibilidade cultural. Tudo isso sob a chancela do Turismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A mudança confirma a tendência do atual governo de enfraquecer a área cultural, como vem fazendo desde os primeiros dias, quando reduziu a pasta de Ministério para Secretaria. Na sequência, implantou métodos de censura e perseguição e cortou verbas e projetos, confirmando a aversão de Bolsonaro às Artes. A atual transferência parece completar um ciclo e representa uma grave ameaça a todos nós, já que a Cultura é o que forma a nossa identidade como Nação. 

Os sinais estão dados. O novo Secretário é Roberto Alvim, aquele mesmo que agrediu verbalmente a grande e veterana atriz Fernanda Montenegro, primeira-dama do nosso teatro; ele vem se pronunciando a favor de boicote a artistas e fazedores de cultura que têm opiniões diferentes das que defende. Já o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio - que está indiciado pela Policia Federal por fraude eleitoral em 2018 -, já antecipou que tratará a Cultura segundo as “leis de mercado”. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Os ataques avançam e vão destruindo as bases da nossa soberania e nacionalidade. É preciso reagir, antes que sobre pouco do Brasil.

Cultura não é evento

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cultura não é turismo

Cultura é identidade, é soberania.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO