CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Denise Assis avatar

Denise Assis

Jornalista e mestra em Comunicação pela UFJF. Trabalhou nos principais veículos, tais como: O Globo; Jornal do Brasil; Veja; Isto É e o Dia. Ex-assessora da presidência do BNDES, pesquisadora da Comissão Nacional da Verdade e CEV-Rio, autora de "Propaganda e cinema a serviço do golpe - 1962/1964" , "Imaculada" e "Claudio Guerra: Matar e Queimar".

702 artigos

blog

D. Paulo Evaristo Arns recebe homenagem em Portugal

"No próximo sábado, dia 23, o cardeal brasileiro, D. Paulo Evaristo Arns, será lembrado e homenageado na Escola Secundária de Felgueiras, distrito do Porto, em Portugal", relata Denise Assis, do Jornalistas pela Democracia. "O evento marcará por lá a estreia do documentário "Coragem! As muitas vidas do cardeal D. Paulo Evaristo Arns", de Ricardo Carvalho"

D. Paulo Evaristo Arns
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Denise Assis, para o Jornalistas pela Democracia

No próximo sábado, dia 23, o cardeal brasileiro, D. Paulo Evaristo Arns, será lembrado e homenageado na Escola Secundária de Felgueiras, distrito do Porto, em Portugal. O evento marcará por lá a estreia do documentário "Coragem! As muitas vidas do cardeal D. Paulo Evaristo Arns", de Ricardo Carvalho, abordando as ações do cardeal no combate à ditadura civil-militar (1964-1985) no Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na ocasião, será também lançado o livro “D. Paulo Evaristo Arns – Um homem amadoe perseguido”, de Evanize Sydom e Marilda Ferri.

O historiador mais conhecido de Portugal, José Pacheco Pereira, e o bispo emérito dasForças Armadas portuguesas, D. Januário Torgal Ferreira, darão palestra sobre a temática “Dom Paulo e a ditadura”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A iniciativa tem o apoio institucional de cerca de 20 entidades, entre as quais aAssociação José Afonso e do PEN Clube Português.

Vale lembrar que José Afonso (1929-1987), – mais conhecido por Zeca Afonso – é oemblemático cantor, poeta e compositor de canções de protesto contra a ditadura portuguesa (1926-1974) e de Grândola Vila Morena, que serviu de contrassenha no 25 de Abril de 1974, e devolveu a democracia aos portugueses. É o autor da canção Alípio de Freitas (1976), em que denuncia a prisão e a tortura do ex-padre português no Brasil, que dá título à música. Além das composições de resistência, Zeca Afonso é autor de belas melodias, com temas tradicionais do cancioneiro português.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A atividade faz parte do “Festival Balada do Outono”, que teve início em 5 de outubro.O festival é organizado pelo movimento cultural Tertúlias Itinerantes (sem fins lucrativos e com entradas livres) fundado pelo José Carlos Pereira (escritor e jornalista) e do qual também fazem parte Lília de Castro e Costa (arquiteta), Gonçalo Magalhães (Ciências Sociais) e Cristiana José Rodrigues (atriz).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO