CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Cappelli avatar

Ricardo Cappelli

Ricardo Cappelli é secretário da representação do governo do Maranhão em Brasília e foi presidente da União Nacional dos Estudantes

202 artigos

blog

Da guerra: a lição do mensalão

"Lula é a maior liderança brasileira. O PT o maior partido. Quaisquer que sejam os candidatos ou seus partidos é o Lulismo que enfrentará um plebiscito nas próximas eleições. O ex-presidente disputará essa eleição mesmo que condenado, preso e impedido. É sua história e trajetória que serão julgados. Se ganhar um candidato apoiado por ele, fruto de uma ampla coalizão, é Lula que será vitorioso", avalia o colunista Ricardo Cappelli, ao relembrar como o PT deu a volta por cima no episódio do chamado "mensalão"; "Independentemente do candidato da coalizão ser ou não do PT, se ganhar, o partido dos trabalhadores será o grande vencedor. O mais importante é que o Lulismo não pode perder. Como ganhar? A história recente é boa conselheira", diz ele    

"Lula é a maior liderança brasileira. O PT o maior partido. Quaisquer que sejam os candidatos ou seus partidos é o Lulismo que enfrentará um plebiscito nas próximas eleições. O ex-presidente disputará essa eleição mesmo que condenado, preso e impedido. É sua história e trajetória que serão julgados. Se ganhar um candidato apoiado por ele, fruto de uma ampla coalizão, é Lula que será vitorioso", avalia o colunista Ricardo Cappelli, ao relembrar como o PT deu a volta por cima no episódio do chamado "mensalão"; "Independentemente do candidato da coalizão ser ou não do PT, se ganhar, o partido dos trabalhadores será o grande vencedor. O mais importante é que o Lulismo não pode perder. Como ganhar? A história recente é boa conselheira", diz ele     (Foto: Ricardo Cappelli)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O PT já esteve com sua missa de sétimo dia encomendada. Acuado e encurralado, soube sair das cordas e ressurgiu como fênix ao exercitar uma incomum amplitude política. O caminho para este desfecho foi longo e tortuoso. Ao final, com a política no comando, retomou o leme e venceu.

O Mensalão tinha tudo para se transformar na tragédia grega da esquerda brasileira. Depois de Lula em 2010 com 90% de aprovação, as pessoas talvez esqueçam que apenas 15 votos separaram o triunfo da derrota histórica. O líder metalúrgico representante da epopéia de superação de nosso povo poderia ter voltado para casa cassado pelo Congresso, humilhado e com a pecha de corrupto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com o escândalo detonado por Roberto Jeferson nas alturas, circularam boatos em Brasília que Lula assumiria seus erros e faria um pronunciamento renunciando. Cardeais do governo batiam cabeça, acusações mútuas nos bastidores viraram rotina. Com a economia patinando em função de um forte ajuste fiscal e a imprensa martelando a imagem de um governo enlameado, um pedido de impeachment era questão de tempo.

Hegemonismo e vaidade são pecados sedutores, quase irresistíveis. Quem consegue passar na frente do espelho sem dar uma olhadinha? Mandar em tudo sozinho deve ser super afrodisíaco. “Sexo é para principiantes, bom mesmo é o poder”, ensinava o falecido Sérgio Mota.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como ninguém é de ferro, no meio de uma crise monumental o partido dos trabalhadores lançou à presidência da Câmara dois candidatos. O oficial, Greenhalgh, e o “paralelo”, Virgílio Guimarães. Resultado? Severino Cavalcanti, do PP, acabou eleito. Folclórico representante do baixo clero, o “micheteiro do restaurante” caiu logo depois. A crise se agravava e o desfecho estava nas mãos do PT.

Lançar um candidato do partido ou apoiar uma coalizão mais ampla com um nome de outra legenda? A sabedoria, mesmo que tardia, prevaleceu. Estava em jogo o futuro de um povo, não a afirmação de uma ou outra legenda. Aldo Rebelo, articulador hábil com muito trânsito na casa, do PCdoB, um partido com pouco mais de uma dezena de deputados, virou o candidato do governo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Seu opositor foi José Thomaz Nonô, do finado PFL. O empate no primeiro turno por 182 votos fez Brasília congelar. A vitória de Nonô seria a abertura do processo de impeachment. Naquela conjuntura, dificilmente Lula resistiria. A vitória de Aldo por 258 votos contra 243 de Nonô foi uma virada histórica. Comandada por uma tropa ampla de aliados do governo, deixou muitas lições. O que poderia ter sido o fim virou um recomeço.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO