CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Valéria Guerra Reiter avatar

Valéria Guerra Reiter

Escritora, historiadora, atriz, diretora teatral, professora e colunista

387 artigos

blog

De ideólogo de extrema-direita a exterminador de ursos

Olavo de Carvalho (Foto: © REUTERS/Joshua Roberts/Direitos Reservados)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Quem é Olavo de Carvalho?

O conheci quando li um de seus artigos publicado em um jornal “tradicional” brasileiro e reproduzido em um livro da Universidade do Norte do Paraná. Isso me chamou a atenção. Li e reli, afinal o texto serviria de base para que os estudantes confeccionassem um de seus portfólios bimestrais na graduação de História. E como não refutá-lo?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O “filósofo” que residia em terras estadunidenses escreveu poucas verdades e muitos equívocos. Mas ninguém no universo pode ser totalmente imperfeito. E a morte  “aparentemente” não redime, porém o estado inerte de um ser morto; não deveria nos remeter ao sentimento de desdém.  

“Auxiliar o forjar de um factoide fascista” e “eliminar animais” como ursos, por exemplo, se constituiu (em minha opinião) em imperfeições gritantes na lógica existencial da trajetória de Olavo de Carvalho. Há opiniões e juízos de valor divergentes n e convergentes nesse sentido; e isso é democrático.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O povo brasileiro é carente de gurus; e costuma encontrá-los nos mais variados nichos: artístico, político-partidário  e (também) ideológico; como foi no caso do falecido senhor.

A ideologia “malsã” ou  “não malsã” não escolhe a quem vestir...Cabe ao seu “cliente” saber discernir qual lhe cairá melhor.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Continuo acreditando que a desigualdade é um chaveiro usado por todos aqueles dândis, que escolheram se travestir com a fantasia repleta das lantejoulas neoliberais.

Olavo se foi. O corpo se vai. E isso vale para todos nós “organizados quimicamente” para nascer, crescer, desenvolver, e morrer...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que deixamos aqui, como rastro, ou plantio é que precisará (sempre) ser analisado, para ser refutado ou absorvido na senda evolutiva do caráter humanístico.

#ValReiterjornalismohistórico 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

#LULA22

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO