CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Washington Luiz de Araújo avatar

Washington Luiz de Araújo

Jornalista

152 artigos

blog

De marcianos invadindo a terra à generalizada carne podre

Se uma ação localizada, sobre algo ainda em processo de investigação, foi entendida como real por milhões de pessoas de todo o país, que acreditaram no propagado pela mídia, amparada no aparato exagerado da PF, há quase 79 anos Orson Welles convenceu a quase totalidade dos moradores da Costa Leste dos Estados Unidos de que estava acontecendo uma massiva invasão de marcianos

carne fraca (Foto: Washington Luiz de Araújo)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ainda embasbacado com a repercussão causada pela Operação "Carne Fraca", da Polícia Federal, lembrei-me do pânico coletivo causado pela transmissão radiofônica na Costa Leste dos Estados Unidos em 1938, apresentada pelo ator e diretor de cinema Orson Welles.

Sim, pois se uma ação localizada, sobre algo ainda em processo de investigação, foi entendida como real por milhões de pessoas de todo o país, que acreditaram no propagado pela mídia, amparada no aparato exagerado da PF, há quase 79 anos Orson Welles convenceu a quase totalidade dos moradores da Costa Leste dos Estados Unidos de que estava acontecendo uma massiva invasão de marcianos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mais de meio milhão de pessoas, que não ouviram o início do programa, no qual foi avisado de que aquilo era uma produção que retratava uma obra de ficção, entraram em pânico.

O caos foi total. As linhas telefônicas foram sobrecarregadas, milhares de pessoas saíram, enlouquecidas, às ruas e o congestionamento de carros foi algo sem precedente até então.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Era o 17° programa da CBS, o qual reproduzia obras literárias pelo rádio. "Guerra dos Mundos", livro de ficção científica, do escritor inglês Herbert George Wells, foi o escolhido para aquela noite de 30 de outubro de 1938. Do estúdio da CBS, Orson Welles relatava a invasão de centenas de marcianos a bordo de naves extraterrestres. A "Guerra dos Mundos" quase foi, literalmente, o fim do mundo para milhares de pessoas e se tornou um marco mundial de um programa de rádio.

Pois bem, se a produção do programa de Orson Welles comunicou no início de que aquilo era uma obra de ficção não foi o que aconteceu com a Operação "Carne Fraca". A nossa hoje "espetaculosa" Polícia Federal, aliada a uma mídia que se acha a trombeta do apocalipse, transformaram um pequeno, mas sério, caso de investigação num aterrorizante "fato". Antes noticiassem a chegada de marcianos. Milhões passaram a achar que estavam a consumir carne deteriorada, altamente cancerígena. A operação em 21 frigoríficos, de um total de quase cinco mil empresas no Brasil e a suspeita de crimes praticados por 33 pessoas dentre 11 mil funcionários do Ministério da Agricultura, levou a um nível de estarrecimento maior do que o criado pelo programa "Invasão dos Mundos".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E olhando para trás, para 79 anos antes, verificamos que nesse aspecto de acreditar no pior, na catástrofe, sem apurarmos os fatos, estamos bem pior. Não houve nenhuma invasão de marcianos neste quase um século, mas que estamos invadidos por más intenções estratosféricas para destruir moral e economicamente um país que vinha a pouco mais de 10 anos entrando no círculo dos mais desenvolvidos, estamos.

Acredite quem quiser.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO