CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Diego Ricoy avatar

Diego Ricoy

Historiador, professor e mestrando em História pela UFSJ

16 artigos

blog

De Tiradentes a Lula: Justiça seletiva há 518 anos

O herói da República, idealizado como o mártir que lutou pela liberdade diante das arbitrariedades da metrópole. Único inconfidente executado e único dos conjurados que não era rico ou de família abastada. Sua condenação foi tão injusta como a de Lula

lula nordeste (Foto: Diego Ricoy)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Semana passada, publiquei um texto em minha coluna dizendo que a perseguição política a representantes populares na esfera do Estado não é um processo exclusivo do Brasil. Desde a república romana, conluios continuam sendo organizados para minar projetos de sociedade globalizantes, que envolvam a ralé, e que comprometem o status quo.

Porém, essas conspirações das elites em favor de seus interesses foram e continuam constantes em nossa história. No período colonial, com o intuito de manter a ordem e evitar convulsões sociais, os portugueses assassinaram aquele que viria a se tornar o herói da república brasileira: Tiradentes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tiradentes foi o grande entusiasta da Inconfidência Mineira. Discursava em favor do combate às injustiças metropolitanas e conduzia, com grande eloquência, a ideia de revolução disseminada por ele sobre a população de Vila Rica. Questionava o pagamento do quinto (imposto de 20% sobre o ouro extraído na colônia), propunha a independência da província e o estabelecimento de uma República. Foi preso e conduzido à morte, em 1792, após a “delação premiada” de Silvério dos Reis.

Ontem foi dia de Tiradentes. O herói da República, idealizado como o mártir que lutou pela liberdade diante das arbitrariedades da metrópole. Único inconfidente executado (apesar de todos os outros terem sido condenados à morte e terem cumprido penas alternativas), e único dos conjurados que não era rico ou de família abastada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sua condenação foi tão injusta como a de Lula, que foi preso sob o discurso de a “justiça valer para todos”. Ora, sabemos que historicamente a justiça foi e permanece sendo seletiva, atendendo a interesses específicos, e que ambos foram condenados a duríssimas penas por suas crenças e ideologias políticas, inaceitáveis para os poderosos. A prisão de Lula é um duro golpe à retomada do projeto da social democracia no Brasil, assim como a execução de Tiradentes representava, para a Coroa portuguesa, o fim das pretensões emancipacionistas de seus súditos. A história nos mostra que por trás de todo discurso de aplicação da lei para a manutenção da ordem residem o arbítrio e o autoritarismo.

Michel Temer, em pronunciamento na última sexta-feira (20), falou sobre a importância da conquista e da manutenção da liberdade de expressão, do direito de ir e vir e da garantia do estado democrático de direito. Fingi não ter lembrado de episódios emblemáticos ocorridos apenas nesses quatro meses de 2018 que faz cair por terra todo seu discurso: 1) a censura ao “vampirão-neoliberalista” da Paraíso do Tuiuti que, no desfile das campeãs, foi impedido de usar a faixa presidencial; 2) a intervenção federal no Rio de Janeiro, que limita e fiscaliza diariamente a circulação do pobre e do preto nas favelas cariocas; 3) do lawfare e a perseguição, condenação e consequente prisão de Lula.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao final, o usurpador ainda fez transparecer sua intenção de ser comparado ao herói da República, deixando claro que a história traz a honra àqueles que são julgados e condenados equivocadamente. Realmente a história faz isso. Entretanto, é Lula quem possui esses predicados para ser heroicizado. Em seu livro A Formação das Almas, o consagrado historiador José Murilo de Carvalho escreve que “herói que se preze tem de ter, de algum modo, a cara da nação”, deve encarnar ideias e aspirações, ser ponto de referência e fulcro de identificação coletiva. Portanto, é notório que qualquer usurpador não possui pré-requisitos para ser candidato a herói de uma nação. Mas, para o mercado, o vampiro-neoliberalista é um forte concorrente a esse título.

Hoje, completamos 518 anos do descobrimento do Brasil e convido você, leitor, para fazer uma reflexão após ler esse e os dois últimos textos publicados nesta coluna: afinal, a justiça no Brasil é ou não seletiva?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

__________________________________________

Caso queira conhecer um pouco mais do meu trabalho, inscreva-se no canal “Professor Ricoy” no YouTube. Semanalmente, às 19h30 das terças, recebo convidados para debater sobre temas diversos da atualidade no programa “Na Sala do Prof. Ricoy”, sempre ao vivo com sua participação. Estou também no Instagram no perfil @prof.ricoy.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO