CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Emir Sader avatar

Emir Sader

Colunista do 247, Emir Sader é um dos principais sociólogos e cientistas políticos brasileiros

818 artigos

blog

Defender Lula e o PT é defender a democracia

"A direita não se engana: convive com outros candidatos, mas sabe que seu inimigo fundamental, destino das suas perseguições, é o Lula e o PT. Defender o Lula e o PT é defender a esquerda, é defender a democracia hoje no Brasil", escreve o sociólogo e colunista do 247 Emir Sader sobre o ex-presidente; "Defender o direito do Lula ser candidato e do PT não ser perseguido como tem sido é objetivo de todos os que querem o resgate da democracia, até para defenderem suas próprias candidaturas. Só um governo do Lula e do PT pode restaurar a democracia e garantir a todos o direito a concorrer, a eleger e a fortalecer os seus partidos. Só um governo com a força popular e a legitimidade de quem já governou com sucesso o Brasil pode garantir o resgate da democracia"

18/11/2016- Sumaré- SP, Brasil- Ex-presidente Lula durante visita à Vila Soma.Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula (Foto: Emir Sader)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

 A mais profunda e prolongada crise da historia brasileira vai se aproximando de um desenlace: ou a democracia é restaurada no Brasil este ano ou a direita consolida um regime de exceção como forma de governo no pais por muito tempo.

Os governos do PT e a liderança do Lula representaram as extraordinárias transformações que o Brasil viveu neste século, constituindo-se nos governos mais importantes que o pais já teve na sua historia, pela dimensão e profundidade das transformações realizadas. O pais mais desigual do mundo deixou de frequentar o Mapa da Fome, sua população teve atendidas suas necessidades básicas, a economia voltou a crescer distribuindo renda, o pais voltou a ser protagonista importante da politica mundial.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Foi por esses méritos que os governos do PT se transformaram no inimigo fundamental da direita brasileira, que montou o golpe, para realizar seu sonho desde 2003: se reapropriar do Estado e dar continuidade às politicas neoliberais.

A polarização entre o PT e a direita reafirmou que a polarização fundamental do nosso tempo é entre governos neoliberais e governos antineoliberais. Que o aprofundamento desse modelo antidemocrático, antinacional e antissocial ou a construção de modelos de sua superação é o centro dos enfrentamentos políticos no Brasil, na América Latina e no mundo de hoje.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O governo golpista se esgota quando não consegue dar mais continuidade a seu pacote de medidas antipopulares e antinacionais, além de ser incapaz de ter candidatos à sucessão que defendam esse governo. Diante da possibilidade real de derrota eleitoral e de retorno do governo do PT, a direita se concentra numa feroz perseguição ao Lula e ao PT. O pânico se estende de a possibilidade do Lula triunfar – até mesmo no primeiro turno – à possibilidade de, se impossibilitado de ser candidato -, o Lula ser o grande eleitor e eleger a alguém do PT, para representar a continuidade e a atualização do projeto antineoliberal.

Eleição sem o Lula é fraude, mas nem por isso deve ser abandonada pela esquerda, caso se concretize. O Lula tem todo o direito de se candidatar a voltar a presidir o Brasil, não apenas pelo que ele já fez pelo Brasil, mas por ser o único candidato que apresenta as propostas concretas de resgate do pais da crise, com as credenciais de quem não apenas promete, mas que já fez e demonstrou que pode voltar a ser feito. Além de ser o único líder politico com enorme prestigio popular, a acusação ao Lula não tem nenhuma prova concreta, se revelam, cada vez mais fajutas, confirmando que se trata de uma reles perseguição politica.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas ele mesmo diz que, se não puder ser candidato, será o grande eleitor, revelando que não aderira' a nenhuma tese suicida de boicotar as eleições, mesmo com as restrições que pretendem impor. Da mesma forma que fica claro que o Lula buscará quem represente a continuidade e o aprofundamento do projeto dos governos do PT.

Ilusão a de outros nomes que pretendem que, sem o Lula, possam ser herdeiros dos seus votos ou que se produziria um vazio e que a disputa começaria do zero. As pesquisas indicam que o candidato indicado pelo Lula seguiria sendo favorito para ganhar as eleições. E ninguém tem duvida que o Lula em campanha pelo Brasil vai transferir seu enorme prestigio para quem ele indicar e vai ser presença fundamental no governo que venha a ser eleito.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A direita não se engana: convive com outros candidatos, mas sabe que seu inimigo fundamental, destino das suas perseguições, é o Lula e o PT. Defender o Lula e o PT é defender a esquerda, é defender a democracia hoje no Brasil. Defender o direito do Lula ser candidato e do PT não ser perseguido como tem sido é objetivo de todos os que querem o resgate da democracia, até para defenderem suas próprias candidaturas. Só um governo do Lula e do PT pode restaurar a democracia e garantir a todos o direito a concorrer, a eleger e a fortalecer os seus partidos. Só um governo com a força popular e a legitimidade de quem já governou com sucesso o Brasil pode garantir o resgate da democracia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO