CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Washington Luiz de Araújo avatar

Washington Luiz de Araújo

Jornalista

152 artigos

blog

Delação premiada e fatos do meu passado

Fico pensando: como crescerá a garotada que hoje vê essas tais delações a torto e a direito. Tempo em que delatar é uma forma de, além de não ser punido, ser premiado. Tempo em que delatar se tornou um valor ético e moral

Fico pensando: como crescerá a garotada que hoje vê essas tais delações a torto e a direito. Tempo em que delatar é uma forma de, além de não ser punido, ser premiado. Tempo em que delatar se tornou um valor ético e moral (Foto: Washington Luiz de Araújo)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Tinha lá meus 13 anos quando, numa briga boba, meu irmão, um ano mais velho que eu, jogou em cima de mim a primeira coisa que tinha à mão: uma tesoura. Para que o objeto não pegasse no meu peito, coloquei instintivamente meu braço esquerdo à frente. Trago até hoje as marcas das hastes da tesoura em meu braço. Não contei para meus pais e também não tratei os ferimentos. Resultado: o braço ficou totalmente inchado, repleto de pus.

Eu tentei esconder o machucado de todas as formas, até que uma professora percebeu a coisa e chamou meus pais para uma conversa, com minha presença. Na hora, na maior cara de pau, eu disse que estava jogando bola e caí por cima do braço, justamente num local onde havia cacos de vidro. E ficou por isso mesmo. Livrei a cara do meu irmão, o agressor.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mais tarde, lá pelos 14 anos, aprontei na sala de aula. Naqueles intervalos entre a chegada de um professor e outro, subi na carteira (sim, chamávamos de "carteira escolar") e proferi um breve e contundente discurso. Breve porque não poderia ser diferente, já que o professor estava para chegar. Contundente ao ponto de levar um aluno a me dedurar para a diretora, que, célere e diligente, foi à sala de aula. Lá, todos quietinhos. Ela então começou o interrogatório sobre quem tinha subido na carteira. Todo mundo quieto.

Ela sabia, pois o "dedo-duro" fez serviço completo. Mesmo assim, queria ouvir de minha boca. Quando ia me denunciar, um amigo disse: "Eu subi e subo de novo". E subiu. Não pensei duas vezes e fui para posição elevada rapidamente. E de lá descemos, os dois para a diretoria, encarar mais uma punição.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguns anos depois, estava servindo ao Exército, na época da ditadura militar. Era escrivão de um pelotão de investigação criminal. E, nessa lida, soube que um amigo de quartel e de bairro tinha sido preso com um baseado de maconha. O amigo, além de usar, ainda distribuía a conhecidos. . Não vendia.

Participei de várias oitivas nas quais soldadinhos trêmulos entregaram o meu amigo – mas sempre dizendo que ele nunca cobrou pela erva. No dia em que o acusado teria que depor, o sargento responsável pelo inquérito colocou sob suspeita minhas condições de ser o escrivão do caso, pois sabia que o soldado em questão era meu vizinho.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E assim foi. O soldado depôs e voltou para a prisão. Ato contínuo, o sargento me chamou à sala e trancou a porta. Foi direto ao assunto, dizendo que o soldado tinha me delatado, que eu era um dos usuários e que se eu não o entregasse também, dizendo que ele cobrava pelo fumo, seria preso.

Não titubeei. Disse que de nada sabia, que nunca havia fumado maconha e que não tinha o que falar do soldado. Depois de alguns segundos de suspense, o sargento deu uma risadinha e disse que estava blefando, jogando verde para colher maduro. Mesmo sob o risco de uma punição, disse ao sargento que aquilo não se fazia e que era uma falta de respeito à minha pessoa. Nada aconteceu comigo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Fico pensando: como crescerá a garotada que hoje vê essas tais delações a torto e a direito. Tempo em que delatar é uma forma de, além de não ser punido, ser premiado. Tempo em que delatar se tornou um valor ético e moral.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO