CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

416 artigos

blog

Deltan Dallagnol: Norman Bates da Lava Jato

A situação do procurador me fez lembrar de Norman Bates, personagem do antológico filme Psicose, dirigido por Alfred Hitchcock. Tenho a percepção de que Deltan assinaria a frase de Bates: “Acho que quem é diferente não sabe que é, pois não tem nada com o que se comparar” 

(Foto: Rovena Rosa/ABR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Embora bastassem as revelações da Vaza Jato, que desde junho movimentam o cenário jornalístico, revelações recentes mostram que o chefe da Força Tarefa da Lava Jato, o Procurador Deltan Dallagnol, tinha um grupo no aplicativo Telegram onde era o único membro. Não é prática comum criar um grupo e não convidar ninguém para participar, porém Deltan dialogava consigo mesmo, um monólogo onde Dallagnol se aconselhava com Dallagnol.

De acordo com o The Intercept BR, o Procurador refletia se deveria deixar o Ministério Público Federal para concorrer na política tentando o cargo de senador. Em sua complexidade avaliava que seria “facilmente eleito”, mas decidiu abdicar, por enquanto, da vida política partidária: “Tenho 37 anos. A terceira tentação de Jesus no deserto foi um atalho para o reinado. Posso traçar plano focado em fazer mudanças e que pode acabar tendo como efeito manter essa porta aberta”, escreveu Deltan para Deltan.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com as mensagens, Deltan Dallagnol teria recebido convite do Podemos para concorrer vaga no senado pelo Estado do Paraná. O Procurador avaliou os pontos favoráveis e os desfavoráveis. Um dos pontos favoráveis seria o fato de que “todos na LJ apoiariam sua decisão”, por outro lado seria um “risco para a Lava Jato porque muitas pessoas farão uma leitura retrospectiva com uma interpretação de que a atuação desde sempre foi política”. O Procurador também considerou que como consequência “pode macular mais do que a Lava Jato, mas o movimento anticorrupção como um todo, que pode parecer politicamente motivado. Por fim, a candidatura pode macular as 10+ [dez medidas contra a corrupção] como uma plataforma pessoal para eleição, retirando aura técnica e apartidária”.

Deltan em mensagem a Deltan, analisou que poderia sair do MPF sem ter atuação política partidária necessariamente. “Lutar pela renovação enquanto cidadão, pedindo exoneração: esta seria a solução ideal pela perspectiva da credibilidade e de intensidade. Poderia me dedicar integralmente às 10+”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Resumindo: o Procurador da Lava Jato decidiu manter seu cargo e sua atuação no órgão público.

Essa situação me fez lembrar de Norman Bates, personagem do antológico filme Psicose, dirigido por Alfred Hitchcock. Óbvio que é apenas uma rasa e ligeira comparação quanto à psicanálise e as três estruturas estabelecidos por Freud: O Id, o ego e o superego, que se relacionam com o campo consciente, pré-consciente e inconsciente. Contudo, tenho a percepção de que Deltan assinaria a frase de Bates: “Acho que quem é diferente não sabe que é, pois não tem nada com o que se comparar.” 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO