CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Daniel Samam avatar

Daniel Samam

Daniel Samam é Músico, Educador e Editor do Blog de Canhota. Está Coordenador do Núcleo Celso Furtado (PT-RJ), está membro do Instituto Casa Grande (ICG) e está membro do Coletivo Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores (PT).

127 artigos

blog

Derrotar a Lava Jato e o ativismo judicial formando maioria política e democrática

Na verdade, os entusiastas da Operação Lava Jato defendem a violação dos limites democráticos ao exercício do poder, de acordo com a lógica neoliberal em sua vertente mais autoritária, dirigida à destruição dos estados nacionais e da democracia

Derrotar a Lava Jato e o ativismo judicial formando maioria política e democrática (Foto: Lula Marques)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Numa conjuntura fascistizante e de crise de hegemonia, é muito perigoso o empoderamento do Judiciário e do Ministério Público (MP), que não são formados pela participação e organização popular, de forma que, quando extrapolam seus limites, subtraem a soberania do voto e da participação popular na política. Esse é o ponto: uma aristocracia jurídica vai assumindo o poder da República, subjugando a política.

Um Judiciário que respeita os direitos fundamentais e promove o estado de direito, julga de acordo com a legalidade, sem se preocupar com o "clamor das ruas", com convicções ou com maiorias de ocasião. Na verdade, os entusiastas da Operação Lava Jato defendem a violação dos limites democráticos ao exercício do poder, de acordo com a lógica neoliberal em sua vertente mais autoritária, dirigida à destruição dos estados nacionais e da democracia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por isso é central defender a Constituição. Para isso, com a compreensão de que as melhores soluções nascem de consensos, formar uma maioria ampla e democrática no parlamento é o movimento possível para o atual momento. Resumindo, a Frente Ampla.

Para aqueles que se posicionam na mesma trincheira do conjunto das classes trabalhadoras, há duas disputas distintas acontecendo no cerne do Estado brasileiro. A primeira, é relacionada aos valores políticos, econômicos, sociais e culturais. Aí, podemos identificar claramente esquerda e direita, progressistas e conservadores, democratas e autoritários.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Enquanto a primeira disputa move peças no tabuleiro, a segunda move o tabuleiro em si. Trata-se da disputa sobre as regras do jogo na República; da extensão do poder dos órgãos não eleitos da burocracia estatal; da subjugação de setores eleitos pelo método punitivista e autoritário da Operação Lava Jato.

Nós, da esquerda, apesar das últimas manifestações contra os cortes na Educação, seguimos fora do jogo, isolados no próprio sectarismo e na falta de diálogo em torno de um projeto claro para o Brasil - ou de assumir de vez como nosso o projeto de nação contido na Constituição de 1988, uma das mais avançadas do mundo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sem contar na falta de compreensão de que em todo o mundo, as pessoas estão revoltadas com o capital financeiro e com as classes dominantes. Isso explica em partes, como a extrema-direita, também no mundo todo, está se apropriando dessa energia de revolta com mais habilidade e elegendo governos com amplo apoio popular.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO