CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Enio Verri avatar

Enio Verri

Deputado federal pelo PT-PR

267 artigos

blog

Desalento

Desalento é o sentimento de 85% da população, distribuídos entre pobres e a elástica classe média, que vai de remediados a estabilizados e bem estruturados

Michel Temer e desemprego (Foto: Enio Verri)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Desalento é o sentimento de 85% da população, distribuídos entre pobres e a elástica classe média, que vai de remediados a estabilizados e bem estruturados. O mais capital dos desalentos se abate sobre quem desistiu de procurar trabalho regular e sua mão de obra está subutilizada. De 2017 para 2018, o número de desacreditados aumentou de, 4,3 para, 4,6 milhões de trabalhadora/es. Há outros motivos desalentadores, também consideráveis. A entrega da soberania do Brasil a outras nações, como se ela pertencesse à elite que comete esse crime. E há os desalentados porque foram ludibriados por um pato amarelo que os fez vestir camiseta da CBF e bater panelas.

Segundo o IBGE, há, no Brasil, 27,7 milhões de desempregados ou subutilizados. Temer teve a desfaçatez de se dirigir à nação e dizer, com outras palavras, que o desemprego não está aumentando. Segundo ele, mais pessoas estão procurando emprego, apenas isso. Um país que tem todas as condições para impulsionar e contribuir para o desenvolvimento da América Latina apequenou-se com o golpe de 2016. Mas esse é justamente o plano do ministério de notáveis entreguistas de Temer. Consolidar o Brasil como uma colônia produtora de matéria-prima, a serviço de qualquer nação interessada em comprar um patrimônio alheio, roubado pela e para a elite.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A fala de Temer é uma bofetada em uma nação. É porque ele representa a parte da sociedade para quem o alto índice de desemprego significa que há um gigantesco exército de desempregados que vai cair como uma luva nas novas regras da criminosa reforma trabalhista. A terceirização é a modalidade de contratação em que há mais mortes por acidentes de trabalho, 8, em cada 10. O trabalho temporário tem uma remuneração tão aviltante que vai prejudicar a Previdência Social, pois ela terá de entrar na fila de prioridades das famílias. Já o negociado sobre o legislado, diante de tamanho desemprego, imporá condições de trabalho e remunerações humilhantes.

Da/os 513 parlamentares da Câmara dos Deputados, pouco mais de 100 lutaram contra a desfiguração da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em mais de 100 dos seus artigos. A/Os 400 parlamentares que apoiam a reforma trabalhista não estão a serviço da população. O espaço congressual da luta de classes é ocupado eminentemente por representantes dos interesses da elite. Poucos foram os que votaram norteados pelo fato de as propostas serem deletérias à classe trabalhadora e pelo fato de o Partido dos Trabalhadores ter criado 18 milhões de empregos formais com as mesmas leis que os entreguistas alegam serem anacrônicas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A elite brasileira ainda há de pagar pelo crime de submeter a soberania nacional aos interesses do capital privado. A Petrobras, petroleira cobiçada por todas as suas concorrentes, está sendo esquartejada e entregue. Refinarias, campos no pré-sal, boias de prospecção, plataformas, gasodutos, construídos com o suor e o sangue dos brasileiros, são transferidos para as mãos da iniciativa privada. No ano de 2015, sob forte ataque da imprensa, a Petrobras, foi a Huston, nos EUA, receber o maior prêmio que uma petroleira do seu porte pode receber, por desenvolvimento tecnológico. A mesma empresa que o ministério de notáveis golpistas e sua imprensa aliada alegam estar quebrada cresceu a se fortaleceu, entre 2003 e 2015.

Temer impede o Brasil de desenvolver tecnologia. Isso é um crime de lesa-pátria. Quando o PT chegou ao governo, a Petrobras valia R$ 60 bilhões. Em 2015, mesmo subsidiando o combustível e a o gás de cozinha para os mais pobres, ela já valia R$ 210 bilhões. O processo de privatização da Eletrobras caminha a passos largos, na Câmara dos Deputados. Não se trata de vender edifícios e usinas, mas, de ceder a outros países o controle de nossas águas e a decisão de como, quando e para quem o Brasil vai, ou não, se desenvolver. Nos EUA, a Meca do liberalismo, 73% da produção hidroelétrica estão sob o controle do Estado.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E, por último, estão os desalentados paneleiros de camiseta amarela com o resultado do que contribuíram para construir, um golpe contra eles mesmos. A esses, espera-se lucidez para procurar a cura do ódio inoculado por uma mídia nefasta. A mesma que, para confundir ainda mais as pessoas, agora pede "mobilização pela democracia", junto com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ou seja, um dos jornais que mais defendeu o golpe, o "O Estado de S. Paulo", junto com a maior liderança do PSDB, partido que prometeu sabotar o governo, quando perdeu as eleições, em 2014, temem pela democracia. Seria cômico se não fosse cínico.

Que esse desalento seja o prenúncio de uma reação em cadeia, por todo o País, que mobilize a população no sentido de restabelecer o funcionamento das instituições. Que a indignação geral, independentemente de cor partidária, ou tendência ideológica, una esta nação para restituir o País aos brasileiros, com a instalação de uma constituinte soberana e alicerçada em profundas reformas nos Três Poderes, além da agrária, da comunicação, tributária, financeira, política. O Brasil é muito maior que o quintal que a elite faz dele. Somente a paralisação do País pressionará os golpistas a recuarem. Enquanto isso não acontecer, o golpe se consolidará.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO