CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Desistência de Doria é conversa fiada

"O governador parece ter dado o primeiro passo para derreter politicamente", escreve Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia

João Doria (Foto: Governo do Estado de São Paulo)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, para o Jornalistas pela Democracia

Empacado entre 2% e 4% nas pesquisas, o governador João Doria parece ter dado o primeiro passo para derreter politicamente ao admitir, num encontro de presidenciáveis no BTG, que "lá adiante", diante das circunstâncias, poderá retirar sua candidatura em favor de um nome da terceira via. Seus adversários, dentro e fora do PSDB, festejaram. Os meios políticos em geral, que já duvidavam de sua viabilidade, já o dão como carta fora do baralho.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quem conhece Doria, porém, acha que não é bem assim. O aceno à união terá sido um gesto "da boca para fora"nesse momento. Ou seja, não é impossível que, em agosto, prazo final para as convenções, ela desista para apoiar alguém que esteja muito bem colocado nas pesquisas, tenha uma agenda de centro-direita e, obviamente, aceite partilhar com ele o poder. Antes disso, dizem, nem pensar. 

Os beneficiários em potencial da desistência de Doria, "lá adiante", seriam Sergio Moro (Podemos), Simone Tebet (MDB) e seu adversário tucano  Eduardo Leite (possivelmente pelo PSD).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na prática, porém, nenhum deles oferece no curto prazo a expectativa de poder suficiente para  motivar sua desistência. Moro, que começou tendo sua candidatura turbinada pelo establishment, parece ir murchando aos poucos - está  em situação de empate técnico com Ciro Gomes, com chances de passar em breve ao quarto lugar. O ex-juiz da Lava Jato, isolado politicamente no Podemos, precisa que Doria renuncie já para dar algum alento à sua campanha - o que não deve acontecer porque ele não tem os atrativos necessários agora.

Tebet, por sua vez, anda na casa de 1% nas pesquisas, metade do que tem o governador de S. Paulo em suas piores avaliações. E não une  nem o seu MDB. Por que alguém iria renunciar para apoiá-la? Leite, se for candidato pelo PSD, o será num gesto de traição ao PSDB, depois de perder as prévias para o próprio Doria. Além das dúvidas sobre seu potencial de crescimento, dificilmente haverá clima para uma composição.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É por isso que muita gente acha que há uma longa distância entre dizer que poderá desistir e desistir de fato da candidatura a presidente.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO