CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1183 artigos

blog

Destino de estátuas envolve democracia

"O debate sobre o destino de estátuas e monumentos de nossas cidades pode ser uma oportunidade útil para fortalecer a democracia," escreve Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia. "A condição é que se adote a regra de realizar plebiscitos que permitam à população ter a palavra final sobre seu destino".

Estátua ganha máscara para incentivar a população a se proteger (Foto: Marco Antonio Rezende/Prefeitura do Rio)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A revisão do papel de personagens históricos é um exercício indispensável no esforço -- que deveria ser permanente -- de toda sociedade para compreender o passado  e projetar um futuro adequado a seus interesses e necessidades.

Vistos como presença quase natural na paisagem de uma cidade em determinada época, estátuas e monumentos estão longe de cumprir uma função apenas decorativa. Expressam valores e reafirmam ideias típicas de determinada época,  que podem se revelar perniciosos e até ofensivos ao longo do tempo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

São Paulo é uma cidade com uma proliferação imensa de bandeirantes, protagonistas da colonização portuguesa, que oprimiu povos indígenas e abriu caminho à escravidão que trazia cativos da África.

Erguidas num período de afirmação política da elite paulista, sua exibição nos dias de hoje serve de homenagem a um anacronismo que não corresponde aos valores de uma sociedade democrática, que reconhece a busca pela igualdade e a prática da solidariedade como valores indispensáveis às sociedades humanas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Essas peças podem ser úteis  para estudo em museus, mas são perfeitamente dispensáveis em espaços públicos que servem de ponto de encontro de homens, mulheres e especialmente crianças que caminham em direção a um futuro. Podem encantar e também podem ofender e até humilhar.

Por isso, cabe a própria população decidir o que fazer com eles. Em qualquer caso, o essencial é afirmar que o povo é dono de sua memória e de seu destino.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguma dúvida?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO