Diferença entre Brasil e Venezuela

"Uma das diferenças que explica a fortaleza da resistência antigolpista na Venezuela, se comparada com a ocorrida no Brasil, é a existência de uma direção revolucionária", diz o colunista Breno Altman. "Não tínhamos e não temos uma direção desse tipo no Brasil, com força de massa e capacidade de mobilização. Nem o PT nem quaisquer dos partidos de esquerda foram capazes de avançar nesse sentido. Tenho dúvida até que tentaram"

Diferença entre Brasil e Venezuela
Diferença entre Brasil e Venezuela (Foto: Sputinik)

Uma das diferenças que explica a fortaleza da resistência antigolpista na Venezuela, se comparada com a ocorrida no Brasil, é a existência de uma direção revolucionária.

Parece jargão do século passado, mas não encontro termo melhor para definir uma vanguarda que, com seus erros e acertos, tem como central a questão do poder. Em outras palavras, a compreensão de que qualquer mudança fundamental na ordem econômica e social depende da classe trabalhadora ter hegemonia inquebrantável do Estado e da sociedade.

Não tínhamos e não temos uma direção desse tipo no Brasil, com força de massa e capacidade de mobilização. Nem o PT nem quaisquer dos partidos de esquerda foram capazes de avançar nesse sentido. Tenho dúvida até que tentaram.

Aqui tivemos projeto de governo relativamente bem estruturado, com seus problemas e virtudes, capaz de elevar de maneira formidável o nível de vida do povo, sob a liderança de um poderoso partido de massas e de um líder sem comparação, como é Lula.

Mas isso é muito diferente que construir uma direção capaz de enfrentar o golpismo, ainda que nas piores condições, e defender como perspectiva central a passagem do Estado para o poder popular.

Conheça a TV 247

Mais de Blog

Ao vivo na TV 247 Youtube 247