CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Bepe Damasco avatar

Bepe Damasco

Jornalista, editor do Blog do Bepe

580 artigos

blog

Dilma tem melhor semana do segundo mandato

Em cada cerimônia ou evento do qual participou, Dilma não se furtou a rebater e denunciar as tramas golpistas. O encontro com a CUT, outras centrais e movimentos sociais como MTS, MTST e UNE também tem grande relevância política e estratégica. Significa a reconstrução das pontes com as organizações da sociedade que, ao fim e ao cabo, levarão às últimas consequências a luta pela manutenção da ordem democrática

Brasília- DF 12-08-2015 Foto Lula Marques/Agência PT Presidenta, Dilma participa do encerramento da 5ª marcha das margaridas. Margaridas no estádio nacional de Brasília. (Foto: Bepe Damasco)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Há sinais evidentes de que algumas bombas estão sendo desarmadas. A decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de conceder um prazo maior para as explicações do governo sobre suas contas de 2014 já reflete o começo da mudança dos ventos em Brasília. O TCU é um órgão de assessoramento do Poder Legislativo, que é a quem cabe a indicação de seus membros. Por isso, é totalmente permeável às oscilações, turbulências e calmarias do mundo político.

Em relação ao problema com o TCU, mais uma boa notícia para Dilma : o ministro Barroso do STF decidiu que a apreciação do parecer do tribunal é prerrogativa do Congresso Nacional, e não da Câmara dos Deputados isoladamente. Quando votou a toque de caixa, com um açodamento patético e oportunista, as contas dos últimos ex-presidentes, Cunha visava criar o fato consumado de que a prerrogativa de julgar as contas de Dilma cabia apenas aos deputados. Deu com os burros n'água. Por determinação do Supremo, uma sessão conjunta do Congresso, reunindo deputados e senadores, dará a palavra final sobre as contas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No TSE, o pedido de vistas do ministro Luiz Fux, na ação sobre a continuidade ou não do processo que, em tese, pode levar à cassação da candidatura da presidenta, tem toda a pinta de que levará a decisão final para as calendas gregas. O pedido de vistas de Fux tem nítida relação com o ambiente de distensão que teve início com as declarações de figuras de proa da produção e do capital financeiro e o tom mais sereno adotado pelo PIG na abordagem da crise, tirando o pé do acelerador na marcha insana rumo ao golpe.

Embora de conteúdo explicitamente conservador e neoliberal, a "Agenda Brasil" anunciada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, acabou sendo positiva para o governo, no auge da crise política e das articulações golpistas. Em uma só tacada isolou Cunha e deixou falando sozinho Aécio e seus falcões do PSDB. De uma hora para outra, as propostas de Renan desencadearam discursos de representantes de setores que até flertavam com o golpe em defesa da "união do país para superar a crise" e da "legalidade democrática."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma passada d'olhos na tal "Agenda Brasil" é suficiente para perceber sua natureza privatista e pró-mercado. Com base no surrado pretexto de reduzir o custo Brasil, caminha no sentido da relativização ou mesmo do corte de direitos e conquistas da população. Contundo, entendo que o governo não tinha outra alternativa, no olho do furacão da crise e com o cerco se fechando, que não fosse saudá-lo como uma iniciativa importante para se discutir o país. Na hora do debate do mérito, provavelmente com uma atmosfera política menos contaminada, a base social, política e eleitoral que reelegeu a presidenta espera que seu governo rejeite grande parte dessas propostas.

Mas foi no campo da política que a presidenta colheu seus melhores frutos essa semana, ao longo da qual ela deve ter falado mais do que nos sete meses anteriores. Dilma recebeu as 70 mil Margaridas de todo o Brasil que marcharam em Brasília contra o golpe, em defesa da democracia e por mais direitos, numa impressionante manifestação de massas, que só mesmo a mídia mais venal do planeta pode tratar com desdém.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em cada cerimônia ou evento do qual participou, Dilma não se furtou a rebater e denunciar as tramas golpistas. O encontro com a CUT, outras centrais e movimentos sociais como MTS, MTST e UNE também tem grande relevância política e estratégica. Significa a reconstrução das pontes com as organizações da sociedade que, ao fim e ao cabo, levarão às últimas consequências a luta pela manutenção da ordem democrática. Mas fica a indagação: por que a presidenta não mantém uma agenda permanente de debates e consultas com os movimentos sociais ?

Aconteça o que acontecer no próximo domingo, quando os coxinhas e fascistas estarão nas ruas pregando o golpe, essa semana deve servir de parâmetro para os mais de três anos que ainda lhe restam de mandato. Resta a esperança de que Dilma entenda finalmente que a Presidência da República é um cargo político por excelência, a mais política de todas as funções republicanas. Deixar a obsessão pela gestão de lado faria bem ao país.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO