CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luis Felipe Miguel avatar

Luis Felipe Miguel

Professor de ciência política da Universidade de Brasília (UnB). Os textos reproduzidos nesta coluna são postados originalmente no Facebook do autor

87 artigos

blog

Discurso do ódio alimenta brutalidade social

"O Natal nos trouxe a morte de Luiz Carlos Ruas, assassinado por 'pessoas boas' quando defendia duas travestis de uma agressão. O Ano Novo, a chacina de Campinas, por um justiceiro dedicado a eliminar 'vadias'. É o Brasil de sempre: homofóbico, misógino, indiferente, violento", diz o cientista político Luis Felipe Miguel, da Universidade de Brasília; "Mas a carta do atirador de Campinas é reveladora de como o discurso de ódio da extrema-direita brasileira está alimentando a brutalidade da nossa sociedade", afirma

"O Natal nos trouxe a morte de Luiz Carlos Ruas, assassinado por 'pessoas boas' quando defendia duas travestis de uma agressão. O Ano Novo, a chacina de Campinas, por um justiceiro dedicado a eliminar 'vadias'. É o Brasil de sempre: homofóbico, misógino, indiferente, violento", diz o cientista político Luis Felipe Miguel, da Universidade de Brasília; "Mas a carta do atirador de Campinas é reveladora de como o discurso de ódio da extrema-direita brasileira está alimentando a brutalidade da nossa sociedade", afirma (Foto: Luis Felipe Miguel)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O Natal nos trouxe a morte de Luiz Carlos Ruas, assassinado por "pessoas boas" quando defendia duas travestis de uma agressão. O Ano Novo, a chacina de Campinas, por um justiceiro dedicado a eliminar "vadias". É o Brasil de sempre: homofóbico, misógino, indiferente, violento.

Mas a carta do atirador de Campinas é reveladora de como o discurso de ódio da extrema-direita brasileira está alimentando a brutalidade da nossa sociedade. Sim, ele era um "desequilibrado". Mas um "desequilibrado" que encontrou estímulo e legitimação no discurso protofascista de bolsonarianos, revoltados online, olavistas e similares, que execra os direitos humanos e estabelece que há categorias de pessoas que podem e devem ser agredidas, como as "vadias", que merecem ser afastadas de cargos públicos ou mortas. A ligação sem escalas entre a presidente destituída, a ex-esposa e as outras mulheres da família que ele odiava, todas incluídas no mesmo balaio de pessoas a serem eliminadas, é um dos elementos mais impressionantes da carta do assassino.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sem o discurso de ódio dos extremistas de direita a chacina teria sido perpetrada do mesmo jeito? É provável. O caldo de cultura do machismo continuaria presente e ele é o componente fundamental. Mas esse discurso - além de atrapalhar o combate necessário e urgente ao machismo, à homofobia, ao racismo - fornece vários atalhos úteis para a racionalização e legitimação da violência embasada no preconceito. É importante refletir sobre os efeitos que a degradação do debate público, gerada pela agressividade verbal sem precedentes da direita extremada, está causando.

Publicado originalmente em seu Facebook

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO