CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2482 artigos

blog

Ditadura chamava de "desaparecidos" os presos que executava

"O regime chamava de 'desaparecidos' presos políticos cujo destino não podia ser revelado. Ninguém consegue desaparecer, nem mesmo na Amazônia", diz Alex Solnik

Divulgação/Funai/Arquivo | Reprodução Twitter/@domphillips | Ricardo Lima/Reuters (Foto: Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ninguém consegue desaparecer, a não ser nos filmes de Harry Potter. No entanto, o regime militar chamava de “desaparecidos” presos políticos cujo destino não podia ser revelado, mas que mais tarde se soube terem sido executados sob tortura e seus cadáveres queimados ou jogados no mar. 

Ninguém consegue desaparecer, nem mesmo na Amazônia. O jornalista Dom Philips e o indigenista Bruno Pereira saíram, às 7 da manhã de domingo (5), de barco, da comunidade indígena de São Rafael em direção à comunidade de Atalaia do Norte, a duas horas de distância, próximo à fronteira com o Peru, onde eram esperados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não houve tempestade, não tinha como se perder (portavam celular para pedir socorro) e, ainda assim, não chegaram ao destino. 

Na comunidade de São Rafael tinham sido intimidados por um grupo de homens armados, liderados por um certo “Pelado”. O jornalista tirou fotos do grupo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Testemunhas viram o barco de “Pelado” no encalço do barco que transportava o jornalista e o indigenista. O indigenista já tinha recebido várias ameaças e exonerado da Funai por contrariar a política de destruição da Amazônia patrocinada pelo governo Bolsonaro. “Pelado” foi preso porque de fato era dono do barco descrito por testemunhas e escondia munição exclusiva das Forças Armadas.

Apesar de tantos indícios de que eles foram executados, o delegado da PF encarregado do caso disse ontem não trabalhar com essa hipótese.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Prefere, por ora, chamá-los de “desaparecidos”.  

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO