CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2484 artigos

blog

Ditadura da Lava Jato usa a lógica da ditadura militar

O jornalista Alex Solnik faz uma comparação do discurso da Lava Jato com o da ditadura, quando "o grande problema brasileiro era a ameaça do comunismo" e a meta, prender e matar comunistas; "O problema, agora, se chama 'corrupção'. Se acabarmos com ele, estaremos salvos. Mais uma vez, não é preciso repetir, a lógica que inspira a cruzada é a mesma: para acabar com a corrupção, basta prender (ou matar) todos os corruptos. Não se sabe quanto tempo vai levar até Moro e os que o apoiam se darem conta de que a corrupção não vai acabar somente com repressão, tal como não acabou com os comunistas e o comunismo", afirma

O jornalista Alex Solnik faz uma comparação do discurso da Lava Jato com o da ditadura, quando "o grande problema brasileiro era a ameaça do comunismo" e a meta, prender e matar comunistas; "O problema, agora, se chama 'corrupção'. Se acabarmos com ele, estaremos salvos. Mais uma vez, não é preciso repetir, a lógica que inspira a cruzada é a mesma: para acabar com a corrupção, basta prender (ou matar) todos os corruptos. Não se sabe quanto tempo vai levar até Moro e os que o apoiam se darem conta de que a corrupção não vai acabar somente com repressão, tal como não acabou com os comunistas e o comunismo", afirma (Foto: Alex Solnik)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Houve um tempo em que o grande problema brasileiro era a ameaça do comunismo. Era voz corrente que comunistas comiam criancinhas e iriam invadir casas e terras nacionais com uma violência inaudita. Seria, efetivamente, o fim melancólico de um grande e promissor país independente.

Para cortar o mal pela raiz, missão para a qual até Deus foi convocado a marchar às pressas, os militares removeram o "comunista" João Goulart do poder de forma até bastante tranquila e instalaram uma poderosa máquina de repressão em todo o território nacional encarregada de acabar com o comunismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É evidente que essa caça a comunistas, equivalente à cruzada medieval pela conversão dos infiéis, não poderia ter a eficácia desejada se fosse realizada dentro dos limites do estado de direito.

Faziam parte da máquina instrumentos de censura e de tortura com a conivência do estado: muitas casas de tortura se localizavam em quartéis do Exército.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A lógica dos militares era elementar: para acabar com a ameaça comunista era só prender (ou matar) comunistas. Quando não houvesse um só escasso comunista, o problema estaria resolvido.

Depois de vinte anos prendendo e matando comunistas, eles perceberam que a luta era inglória, entregaram os pontos, assinaram um acordo com a oposição chamado "anistia" e cinco anos depois foram embora, sem terem levado a cabo as intenções de sua cruzada. Não conseguiram matar todos os comunistas, nem acabar com o comunismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O problema, agora, se chama "corrupção". Se acabarmos com ele, estaremos salvos. Mais uma vez, não é preciso repetir, a lógica que inspira a cruzada é a mesma: para acabar com a corrupção, basta prender (ou matar) todos os corruptos.

Desta vez não foi necessário derrubar um governo civil para instalar a repressão, bastou o surgimento misterioso de um inquisidor travestido de juiz de primeira instância que, em acordo com a grande mídia e a anuência da instância máxima, o STF, se outorgou o direito de desobedecer às leis inscritas na constituição para dar maior eficácia ao combate.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não se sabe quanto tempo vai levar até Moro e os que o apoiam se darem conta de que a corrupção não vai acabar somente com repressão, tal como não acabou com os comunistas e o comunismo.

É muito provável que a Lava Jato acabe antes.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO