Dostoiévski faz 200 anos

Vamos comemorar o aniversário dele com muita vodka, em “Noites Brancas”. Não sou “O Idiota”. Tomei “Notas do Subsolo”, para não me esquecer

www.brasil247.com - Fiódor Dostoiévski
Fiódor Dostoiévski (Foto: Divulgação)


Anota aí e não se esqueça: dia 11 de novembro Fiódor Dostoiévski faz 200 anos. Ele está vivo, imortal!

A festa pode ir parar nas primeiras páginas dos jornais de São Petersburgo.

Vamos comemorar o aniversário dele com muita vodka, em “Noites Brancas”. Não sou “O Idiota”. Tomei “Notas do Subsolo”, para não me esquecer.

Convidei “Gente Pobre”, “Humilhados e Ofendidos”, “Os Irmãos Karamázov”, alguns “Demônios”. “O Jogador”, “O Ladrão Honesto” e “O Eterno Marido” também disseram que vêm.

Gostei muito da confirmação dos personagens. Tive que relevar aquela história de “Crime e Castigo”.

Raskólnicov, finalmente vai sair daquela espelunca onde vive a maquinar coisas de gente Ordinária e Extraordinária. Uma pena, ele é um rapaz inteligente, mas refém da obsessão por vingança e por aqueles planos para assassinatos.

Fiquei em dúvida se convido Sônia. Paixão e mágoa são nitroglicerina pura. Não faço a menor ideia de como seria o encontro dos dois: Raskólnicov e ela. Alguém me ajuda? O que faço?

Combinei com ele não convidar Aliona Ivanovna, aquela velhinha agiota, avara, e sua bondosa irmã, Lisavieta. Pode dar bode bárbaro.

E, também, dele não trazer o machado, para evitar tragédia, sangue. Conheço a persona: quando bebe perde o juízo.

Fiquei muito feliz com as confirmações de Natasya Filippovna, o Príncipe Michkin, Sonhador, Nástienka, I. I. Ivanov, Sergey Nechayev e todos os outros personagens que devem suas existências ao grande gênio da literatura russa Fiódor Dostoiévski. A lista é grande.

Já imaginou toda essa gente junta numa festa de arromba? Quero alegria, farra! Não me venha com “Recordações da Casa dos Mortos”.

No mínimo um roteiro para um filme.

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247