CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eric Nepomuceno avatar

Eric Nepomuceno

Eric Nepomuceno é jornalista e escritor

416 artigos

blog

Duas esperanças flutuam no ar

"Ao contrário de Jair Messias e sua quadrilha, minha esperança é exatamente a oposta: vê-lo sendo levado a um tribunal", escreve Eric Nepomuceno

Jair Bolsonaro no Palácio do Alvorada (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Eric Nepomuceno, para o 247

Conforme se aproxima o dia em que Lula assumirá sua terceira presidência e Jair Messias será devidamente expelido da poltrona presidencial e do Palácio da Alvorada, surgem mais e mais motivos de preocupação, e ao mesmo tempo se reforçam duas esperanças opostas mas intensas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

À medida que vai ficando claro de solar claridade o tamanho dos despojos do país que serão herdados pelo novo governo, fica igualmente claro que é impossível, pela falta de dados e pela barafunda de informações, calcular a dimensão do desastre.  

Já disse aqui e reitero: a coerência de Jair Messias é total. O pior e mais abjeto presidente da história fez o mais abjeto e pior governo da história.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Peço perdão mas tenho a nítida certeza de que nem o próprio Lula sabe de maneira concreta o tamanho da devastação que Jair Messias e seu bando impuseram a todos – todos – os setores do país. Tudo ou quase tudo que foi erguido ao longo de décadas acabou destroçado em quatro anos.  

Apesar disso, tenho – a exemplo de dezenas e dezenas de milhões de brasileiro – a fortíssima esperança e a palpável expectativa de que voltemos se não ao que havíamos alcançado, pelo menos a um ponto de partida sólido o suficiente para dar início à reconstrução.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Essa é, sinto eu, uma das esperanças que pairam no ar.

A outra é igualmente forte, mas muitíssimo mais restrita.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Estou me referindo à esperança de Jair Messias, seus filhotes e o resto do seu bando: escapar da prisão.

Com Jair Messias à cabeça, o bando sabe muito bem – muito melhor do que a imensa maioria de nós – as dimensões de sua roubalheira. Outro dia escrevi, num artigo para a imprensa do México e da Argentina, a história da tal cidade de onze mil habitantes que em um mês recebeu verba para onze mil radiografias de dedos. Um dos meus editores pediu para conferir, pois parecia impossível: não seriam mil radiografias?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esse o Brasil que será herdado por Lula e sua equipe.

E, ao contrário de Jair Messias e sua quadrilha, minha esperança é exatamente a oposta: vê-lo sendo levado a um tribunal.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O seu medo é cada dia mais visível. Tomara que se justifique.

Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO