CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

E lá se vai a oitava via

"Tem tantos candidatos de terceira via, não tem nenhum. Vão dividir cerca de 36% do eleitorado", escreve a jornalista Helena Chagas. "Muita via para pouco voto, como se vê"

Ex-presidente Lula, Ciro Gomes, Sérgio Moro, João Doria, Eduardo Leite e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução | PR | CNI | Secom | Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia

A transferência do apresentador José Luiz Datena para o PSD de Gilberto Kassab, depois de poucos meses no PSL, é uma pá de cal na oitava via da disputa pela presidência da República. Datena preferiu trocar um incerto lugar na corrida para representar uma hipotética opção a Lula e Jair Bolsonaro por uma candidatura viável ao Senado pelo PSD de São Paulo, possivelmente numa chapa que terá candidato forte a governador - Geraldo Alckmin.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Datena, que andava embolado no segundo pelotão da disputa presidencial nas pesquisas, muito abaixo do ex-presidente e do atual, deixa agora apenas cinco nomes na lista dos que, empurrados pelo establishment econômico financeiro e pela mídia, tentarão quebrar a “polarização” e ocupar o sonhado espaço da “terceira via”.

Só que tem muito mais gente no pedaço, e Datena parece ter sido esperto por perceber isso e ir procurar outra turma. Vamos lá, para não esquecer ninguém: Ciro Gomes (PDT), Sergio Moro (Podemos), João Doria ou Eduardo Leite (PSDB), Rodrigo Pacheco (PSD) e Simone Tebet (MDB). A 11 meses da eleição, ainda são apenas pré-candidatos, e alguns entram claramente na lista para aumentar o cacife e se posicionar para futuras negociações - possível caso de Pacheco e Tebet.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas tudo indica que Ciro, Moro e o tucano que sair vivo no final do mês das prévias do PSDB, uma vez candidatos, irão até o fim. Têm projetos políticos individuais dos quais dificilmente abrirão mão.

O que equivale a dizer que, quem tem tantos candidatos de terceira via, não tem nenhum. Vão dividir cerca de 36% do eleitorado, que, segundo pesquisa do DataPoder, do Poder360, são os que não estão entre os que dizem que só votariam em Lula (36%) e os que só querem Bolsonaro (28%). Muita via para pouco voto, como se vê.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO