CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Eduardo Guimarães avatar

Eduardo Guimarães

Eduardo Guimarães é responsável pelo Blog da Cidadania

913 artigos

blog

E o racismo, é ‘coisa de branco’?

Eis a tragédia brasileira. Eis a vergonha nacional, o racismo hipócrita, velado que nós, pessoas de classe média tidas por aqui como brancas (são raros os brasileiros verdadeiramente brancos) vemos ser vomitado cotidianamente em nossos círculos de relações sociais

Eis a tragédia brasileira. Eis a vergonha nacional, o racismo hipócrita, velado que nós, pessoas de classe média tidas por aqui como brancas (são raros os brasileiros verdadeiramente brancos) vemos ser vomitado cotidianamente em nossos círculos de relações sociais (Foto: Eduardo Guimarães)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Este post está sendo escrito em 20 de novembro de 2017, feriado nacional “optativo”. É o “Dia da Consciência Negra”.

O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado em 2003 como efeméride (fato importante ou grato ocorrido em determinada data) e incluída no calendário escolar até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011,

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Dia Nacional da Consciência Negra é feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais.

Em estados que não aderiram à lei, a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá ou não o feriado no município.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Então, o Brasil tem 5.570 municípios, mas apenas mil deles aderiram ao feriado dedicado à odisseia da população negra por aqui, que remonta a séculos – a instituição da escravidão no país toma forma no século XVI.

(...)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eis a tragédia brasileira. Eis a vergonha nacional, o racismo hipócrita, velado que nós, pessoas de classe média tidas por aqui como brancas (são raros os brasileiros verdadeiramente brancos) vemos ser vomitado cotidianamente em nossos círculos de relações sociais.

Leia o artigo na íntegra.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO