CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Michel Zaidan avatar

Michel Zaidan

382 artigos

blog

O cidadão do mundo e o nordestinado

Paulo Freire foi trabalhar para o Conselho Mundial das igrejas, em Genebra, e implantar projetos de alfabetização nos países do Terceiro Mundo. Educação como projeto político-pedagógico, não só pedagógico (letramento)

Paulo Freire
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Toda vez que penso no "homem telurico" de Raquel de Queiroz,  lembro de Josué de Castro e Paulo Freire. Enquanto Gilberto Freyre  e os armorialistas declaravam seu amor  à "terra esturricada" do Nordeste, e transformaram  a necessidade  em virtude, às custas de uma estetização do atraso. Da cocada, do alfinim ou do bolo de Souza Leão, esses pernambucanos ilustres tornaram-se cidadãos  do mundo. Exilados de sua terra nordestina, foram trabalhar para a emancipação da humanidade  pobre e sofrida. Paulo Freire  foi trabalhar para o Conselho Mundial das igrejas, em Genebra, e implantar projetos de alfabetização nos países do Terceiro Mundo, do qual resultaram suas obras primas  sobre a educação dos oprimidos - Educação como prática da liberdade e Pedagogia do oprimido.

Educação como projeto político-pedagógico, não só pedagógico (letramento).

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A incorporação dos saberes do mundo ao processo. Educativo, transforma  a escola  num meio de socialização  política extraordinária.

A obra Freudiana me serviu de inspiração  na assessoria  da secretaria de educação municipal, na gestão  de A ela Soares. As noções de cidadania  ludens ou cidadania Vox foram diretamente influenciadas pela pedagogia do oprimido. Quando fiz uma espécie de agenda pedagógica para o "programa do protagonismo juvenil", da secretaria estadual de educação, na época de Mozart, recolheu das sugestões freireanas muitas ideias. A questão da cotidianeidade, da cultura popular, ler a escrita do mundo, e a aprendizagem como reescrever ou mudar essa escrita  do mundo, são produto direto de Paulo Freire. Embora não concorde integralmente com os pressupostos filosóficos (humanistas católicos, fenomenológico e existencialista cristãos)  do autor, soube valorizar  muito a ambientação  social  e política da sua pedagogia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Já de Josué de Castro a sugestão do caranguejo com cérebro, antenado com o mundo é uma imagem poderosa. O humanismo cosmopolita, a cidadania planetária, o cidadão do mundo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO