CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Bia Willcox avatar

Bia Willcox

Empresária que escreve sobre relações de afeto, editora que fez Direito na UERJ, professora que dá palestras, mãe que produz conteúdos

62 artigos

blog

Educação para o século 21

Cutucar, instigar, desenvolver um pensamento crítico e capaz de assimilar o que é importante - eis a missão da escola

Cutucar, instigar, desenvolver um pensamento crítico e capaz de assimilar o que é importante - eis a missão da escola (Foto: Bia Willcox)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Semana passada entrevistei o Ministro da Educação e professor Renato Janine e, como atuo no mercado educacional há pelo menos 20 anos, não resisti e provoquei uma fagulha de debate sobre o futuro do ensino e da aprendizagem.

O que ensinar? O que aprender? Como e pra que aprender certas coisas?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Antigamente ouvia-se que não podíamos dar o peixe aos nossos filhos (e alunos) - tínhamos que ensiná-los a pescar. Hoje eles aprendem a pescar no Google, no youtube e onde mais quiserem. A quem educa e forma, cabe mostrar qual a melhor vara de pescar e sobretudo, que peixes pescar no "mar" de opções.

Educar antes era, principalmente, fazer assimilar conteúdos diversos. Quem ainda acredita que educar é, majoritariamente, transmitir conhecimento, perdeu o bonde. Todos nós, adultos e crianças, somos bombardeados de informação e conteúdos diversos o tempo todo. Muito. Demais até. O que precisamos aprender nesses novos tempos de informação em excesso, desde o berço quase, é a arrumar tudo isso e transformar em vantagem, conhecimento pra nós. Precisamos instalar um filtro crítico, um ponderador eficiente pra não pirarmos com todo o input que recebemos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esse é o papel da escola, da família e de todos os que ousarem contribuir na formação de cidadãos de caráter fortalecido e preparados para o século 21.

Cutucar, instigar, desenvolver um pensamento crítico e capaz de assimilar o que é importante - eis a missão da escola. Como disse o ministro, é importante dar condições ao aluno para que ele saiba separar o joio do trigo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O futuro da escola está aí: ela deve ser inclusiva como os meios digitais tendem a ser (a internet e as redes sociais já são acessíveis a metade da população brasileira) e ensinar a administrar mentalmente, sem perder o equilíbrio ou a tranquilidade, todos os conteúdos que os alunos, sozinhos, podem descobrir ao longo de sua vida.

A escola e o professor que não questionam, não provocam, não focam nas habilidades mais do que nos conteúdos (a habilidade de solucionar problemas é possivelmente a mais importante a ser desenvolvida neste novo século), não desenvolvem o pensamento criativo ou não pautam seu currículo na ética, não perceberam, mas já se tornaram o aparelho telefônico que ninguém quer mais ou a internet discada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Porque vintage, só videogame ou peças de vestuário. Educação, a gente quer a de ponta, que acompanhe a nova criança e o novo adulto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO