Eletrobrás: 61% dos brasileiros são contra privatizações

Apenas 25% dos brasileiros aprovava as privatizações. A percepção era a de que as privatizações pioraram os serviços prestados à população nos setores de telefonia, estradas, energia elétrica e água e esgoto

Apenas 25% dos brasileiros aprovava as privatizações. A percepção era a de que as privatizações pioraram os serviços prestados à população nos setores de telefonia, estradas, energia elétrica e água e esgoto
Apenas 25% dos brasileiros aprovava as privatizações. A percepção era a de que as privatizações pioraram os serviços prestados à população nos setores de telefonia, estradas, energia elétrica e água e esgoto (Foto: Eduardo Guimarães)

Apesar de o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso participar ativamente da política brasileira emitindo opinião sobre quase tudo, desde que deixou a Presidência da República ele nunca mais foi incluído em uma pesquisa de intenção de voto para o cargo que ocupou entre 1995 e 2002.

Não, não se trata de discriminação por parte da mídia. Muito pelo contrário...

FHC foi recentemente lembrado pelos meios de comunicação até para se tornar presidente de novo via eleição indireta, caso Michel Temer perdesse o cargo por conta das provas de corrupção que surgiram contra si. Mas o tucano jamais foi incluído em pesquisa de intenção de voto simplesmente porque a opinião dos brasileiros sobre ele seria desmoralizante.

De todos os problemas de governança que tornaram o ex-presidente tão impopular, o processo que ficou conhecido como "privataria tucana" ocupa destaque. Entre 1995 e 2002, FHC vendeu as ditas "joias da coroa" do patrimônio público brasileiro por preço considerado vil por grande parte dos analistas, mas não é por isso que o povo reprovou as privatizações.

Agora, Michel Temer dá asas à sua ilegitimidade e anuncia que pretende empreender um "mega processo de privatizações", a começar pela Eletrobrás em um processo que, por certo, chegará à Petrobrás.

Antes de demonstrar que Temer, mais uma vez, age à revelia da vontade dos brasileiros, vale abordar, primeiro, uma pesquisa Ibope levada a cabo em 2007. Em seguida, outros dados bem mais recentes serão acrescentados. 

Leia o artigo na íntegra.

Conheça a TV 247

Mais de Blog

Ao vivo na TV 247 Youtube 247