CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Emir Sader avatar

Emir Sader

Colunista do 247, Emir Sader é um dos principais sociólogos e cientistas políticos brasileiros

817 artigos

blog

Em 3 meses, um novo presidente; em 6, um novo governo progressista

O sociólogo e colunista do 247 Emir Sader destaca em novo artigo que "são menos de três meses até a definição de quem será o próximo presidente do Brasil. Menos de seis meses para que um novo governo comece a resgatar o Brasil, sua democracia, os direitos dos trabalhadores, as políticas sociais para todos"; para ele, o candidato do PT, favorito, "é o caminho que temos para derrotar e derrubar o governo do golpe e o regime de exceção"

Em 3 meses, um novo presidente; em 6, um novo governo progressista (Foto: Jornalistas Livres)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A contagem regressiva avança. Em outubro o Brasil terá um novo presidente, eleito pelo voto popular. No primeiro turno, dia 7, no segundo dia 28. E em janeiro teremos um novo governo.

Se os nomes não estão certos, principalmente o de quem lidera todas as pesquisas, e a direita está dispersa, a única certeza é a liderança do Lula e sua capacidade de tornar favorito quem ele indique, caso seja impedido de concorrer.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Haverá um candidato do PT, favorito. Esse é o caminho que temos para derrotar e derrubar o governo do golpe e o regime de exceção. A luta por essa via tem uma dimensão jurídica – superar as tentativas de impedir sua candidatura e sua liberdade –, uma dimensão política – lançamento do programa eleitoral do PT, cujo esboço já foi divulgado e alianças para compor a chapa do Lula – e uma dimensão de massas – com o aumento das mobilizações pela liberdade do Lula e de rejeição das posições do Judiciário.

As outras pré-candidaturas veem esgotar seus tempos para viabilizar-se como alternativas no campo da esquerda e permanecem na expectativa do que acontecerá com a candidatura do PT. A definição, como fica cada vez mais claro, se dará no âmbito do PT: ou Lula ou quem ele indicar, do PT, caso ele seja impedido de concorrer.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ciro não conseguiu aglutinar forças da direita, que lhe dessem maior espaço, ficando sua candidatura resumida ao PDT. O PSB tende claramente a deixar aberta a questão, diante da impossibilidade de conciliar o partido em Pernambuco, que tende para o Lula, e em São Paulo, ligado ao Alckmin.

O imenso espaço ocupado pelo Lula deixa as outras pre candidaturas sem espaço próprio, de tal forma a polarização do Lula contra o governo golpista se torna a contradição fundamental do momento politico atual. De tal forma que da resolução desse enfrentamento se decide o futuro do Brasil por muito tempo, talvez por toda a primeira metade do século.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O campo da direita parece ficar mais claro, com a candidatura do Alckmin agrupando forcas da direita, para disputar com o Bolsonaro eventual lugar no segundo turno. Desistiram de tentar alguém de fora da politica tradicional. Enquanto isso, Meirelles fica sem nenhum apoio, ao personificar o núcleo básico da falta de popularidade do governo Temer, ameaçando com levar o PMDB ao pior resultado da sua historia.

A contagem regressiva se torna dramática. Até 15 de agosto estarão registradas as candidaturas, começa uma nova batalha, na luta pelo Lula para ser candidato. Dela depende a constituição definitiva do cenário eleitoral. A direita conta com a interdição do Lula e eventuais dificuldades para ele transferir sua influencia em votos para quem ele escolher. Quem quer que venha a ser, a mídia e o Judiciário farão cair sobre ele os mesmos mecanismos de perseguição politica de que o Lula é vitima.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É a esperança da direita, porque da sua força própria não pode esperar muito, seja de Alckmin, seja de Bolsonaro. É a hora de a esquerda concentrar forças em torno da alternativa real de derrotar a direita e o seu golpe. E a única possibilidade é a de Lula ou de quem ele indicar.

São menos de três meses até a definição de quem será o próximo presidente do Brasil. Menos de seis meses para que um novo governo comece a resgatar o Brasil, sua democracia, os direitos dos trabalhadores, as políticas sociais para todos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO