CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

416 artigos

blog

Então ele disse: “Affonso, uma coisa é um país, outra um ajuntamento”

O questionamento “Que país é este”? existe desde sempre, não foi uma criação do senador Francelino Pereira, ou do próprio Affonso. Essa pergunta é internacional, não tem fronteiras, é intemporal e deve estar na frente de todas as manifestações como um grito

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Autor do poema Que país é este? o poeta Affonso Romano de Sant’Anna, conta que um brasileiro foi visita-lo na Universidade de Los Angeles onde dava aula, comentando sobre a diferença entre o Brasil e o que ele via nos EUA, disse que ia colocar seu filho para estudar ali, para ele ver a diferença entre um país e um ajuntamento.

O poema começa exatamente assim: “Uma coisa é um país, outra um ajuntamento/Uma coisa é um país, outra um regimento/ Uma coisa é um país, outra o confinamento”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O questionamento “Que país é este”? existe desde sempre, não foi uma criação do senador Francelino Pereira, ou do próprio Affonso. Essa pergunta é internacional, não tem fronteiras, é intemporal e deve estar na frente de todas as manifestações como um grito.

Grandes exploradores como Cristóvão Colombo, Américo Vespúcio, Bartolomeu Dias, ao avistarem terras distantes olhavam os mapas e pensavam “Que país é este?”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há mais de 500 anos as gerações nascidas nestas terras vêm se perguntando e cada uma responde à sua maneira, menos os indígenas até os portugueses aqui chegarem. O homem branco colonizador trouxe, além da ideologia do extermínio, a dúvida sobre etnia, credo e poder.

A dúvida sobre quem somos, de onde viemos, para onde vamos e, principalmente, o que fazemos aqui, é o gatilho para uma nação se tornar vulnerável e dependente de outras culturas, da divisão social do trabalho, da relação e distribuição dos meios de produção e sua apropriação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O poema Que país é este? da autoria de Affonso Romano de Sant’Anna, foi publicado primeiro por exilados brasileiros na Suécia, por aqui era proibido. Em 1980 foi publicado em uma página inteira no Jornal do Brasil, causando muita polêmica.

Vamos indagar, questionar e sair sempre com versos revolucionários na ponta da língua, como escreveu o poeta Affonso em fragmentos de minha história com o Jornal do Brasil, que passo para a primeira pessoa do plural: “Não podemos ficar como um cão covarde num canto com tanta calhordice por aí.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO