CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Aroldo Bernhardt avatar

Aroldo Bernhardt

É administrador e professor universitário

17 artigos

blog

Entre a mitologia e a realidade

Enquanto o Papai Noel é puxado por uma tropa de renas, Bolsonaro é acompanhado por uma trupe de Ministros, alguns dos quais representam espécimes bem raros e um em especial com o prestígio desmoronando

(Foto: Adriano Machado - Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O mito é um relato fantástico ou seja é aquilo que só existe na imaginação e portanto que não tem confirmação na realidade. Existem mitos que povoam a infância e assim levam a devaneios agradáveis, repletos de expectativas positivas ou que afastam temores.

Exemplos sempre presentes nas mentes e corações infantis são o Papai Noel e a Fada do Dente. O primeiro cercado da esperança de um presente porque “o Papai Noel não esquece de ninguém, seja pobre ou seja rico” (como na musiquinha cantada por Dominguinhos), e a Fada do Dente que compensava a perda iminente e talvez dolorosa de um “dente de leite”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Papai Noel é o nome da figura representativa da lenda sobre “o bom velhinho”, que vestido de roupas vermelhas e longas barbas brancas, surge na noite da véspera de Natal com um saco de presentes para dar às crianças que se comportaram bem durante o ano. Essa é a lenda mais difundida na cultura ocidental que, possivelmente, surgiu com base na figura de São Nicolau.

Quanto à Fada do Dente a mitologia diz que ela é pequena, com asas, roupa de bailarina, uma varinha de condão com um dente na ponta e um pequeno saquinho onde carrega os dentes. Dependendo do país, a lenda muda um pouquinho e a aparência também. Essa lenda provavelmente teve origens no folclore da Europa Ocidental, pois antigamente acreditava-se que os dentes deveriam ser guardados ou queimados para que não os procurássemos após a morte ou para que não caíssem no poder de bruxas, que os usariam em feitiços.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Atualmente no Brasil surgiu um novo mito, saudado por alguns (adultos ao menos em termos cronológicos) aos gritos. Trata-se de Jair Messias Bolsonaro. O país se divide quanto a isso. Um terço dos entrevistados em pesquisa acham-no bom e ótimo, outro terço regular e outro ruim ou péssimo. O Presidente não tem, portanto, a mesma aura positiva do Papai Noel.

No mundo real onde se costuma aferir a realidade através de dados e pesquisas a coisa é bem diferente. Papai Noel, Fada do Dente e Bolsonaro só cabem no mundo da fantasia. Que pena!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vejamos pois o que a dureza do cotidiano nos mostra: o desemprego, que segue em cerca 13 milhões de brasileiros e brasileiras, o desalento, que hoje atinge quase 5 milhões de trabalhadores e trabalhadoras e a subutilização, situação enfrentada por mais de 28 milhões de pessoas inseridas no mercado de trabalho são fatos que rasgam a fantasia do Mito.

Para completar o quadro, o governo oferece a privatização de ativos valiosos para o país e a retomada do crescimento é pífia, com previsão 0,85% em 2019.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E mais, ainda antes de completar 200 dias de governo, o Presidente e o Ministro da Economia Paulo Guedes buscam aprovar na Câmara dos Deputados o seu prato principal para o mercado: a reforma da Previdência. Prejudicial aos trabalhadores e favorável aos representantes mais atrasados do setor produtivo e aos rentistas.

Há todo um rol de dados duros e concretos da realidade nacional que desmentem o mito bolsonariano, mas vou ficar por aqui.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Antes de encerrar, porém, vou apresentar mais comparações entre os mitos aqui apresentados. Enquanto o Papai Noel é puxado por uma tropa de renas, Bolsonaro é acompanhado por uma trupe de Ministros, alguns dos quais representam espécimes bem raros e um em especial com o prestígio desmoronando. E, enquanto a Fada do Dente voa elegantemente, o governo do Messias tupiniquim mal consegue engatinhar.

Ah! Como é bom acreditar no Papai Noel e na Fada do Dente!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO