CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Tereza Cruvinel avatar

Tereza Cruvinel

Colunista/comentarista do Brasil247, fundadora e ex-presidente da EBC/TV Brasil, ex-colunista de O Globo, JB, Correio Braziliense, RedeTV e outros veículos.

1002 artigos

blog

Equal Times destaca o desmonte da EBC

(Foto: Tereza Cruvinel)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A investida do Governo Temer contra a EBC e os princípios da comunicação pública foi um dos destaques desta segunda-feira no jornal eletrônico Equal Times, editado em inglês, francês e espanhol pela Confederação Sindical Internacional (ITUC), sediada em Bruxelas.

Depois de recapitular a novela da destituição de Ricardo Melo da presidência da empresa, apesar de seu mandato garantido em lei, impedida por liminar do STF, Equal Times chega à medida provisória 477, editada por Temer para garantir a remoção de Melo, com a extinção do mandato e de outros mecanismos institucionais, e a posse definitiva de seu indicado Laerte Rímoli.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Tendo ouvido Jonas Valente, presidente do sindicato dos jornalista do Distrito Federal, e Rita Freire, presidente do Conselho Curador extinto pela MP 477, a publicação conclui que, com as alterações na lei de criação da EBC, o Governo Temer privou a EBC dos instrumentos essenciais para sua caracterização como empresa de comunicação pública. Não tendo mais Conselho Curador representativo da sociedade, não havendo o mandato garantidor da independência do presidente, e podendo o presidente da República nomear todos os dirigentes da EBC, a empresa e seus canais tornaram-se meros instrumentos da comunicação governamental. A publicação recorda que a Constituição brasileira previu a criação de um sistema público de comunicação para garantir o equilíbrio com as mídias privadas e estatais.

Confira aqui a publicação.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO