Esquerda corre o risco de cair na armadilha neoliberal

"A aversão legítima e necessária de todos os democratas ao bolsonarismo criou uma armadilha para o campo progressista. Agora mesmo, há o risco de que a esquerda assuma o discurso neoliberal apenas porque tudo que Bolsonaro faz deve estar sempre errado", diz o jornalista Leonardo Attuch, editor do 247. "Se Bolsonaro errou ao suspender o aumento, devemos concluir, portanto, que a política entreguista do Paulo Guedes e do Roberto Castello Branco está correta, certo? E aí, se Bolsonaro recuar e liberar o aumento, valorizando as ações, todos nós deveremos aplaudi-lo?"

Esquerda corre o risco de cair na armadilha neoliberal
Esquerda corre o risco de cair na armadilha neoliberal

A aversão legítima e necessária de todos os democratas ao bolsonarismo criou uma armadilha para o campo progressista. Agora mesmo, há o risco de que a esquerda assuma o discurso neoliberal apenas porque tudo que Bolsonaro faz deve estar sempre errado.

Falo do caso Petrobrás. No Twitter muitas pessoas do campo progressista, muito bem intencionadas, criticam o desastre que teria sido causado pelo Bolsonaro ao intervir na estatal e segurar o aumento do diesel.

A evidência do desastre seria a queda de R$ 32 bilhões no valor de mercado da Petrobras em apenas um dia, como que se a queda das ações fosse o melhor parâmetro para avaliar a gestão de uma empresa que tem óbvia finalidade pública.

Se Bolsonaro errou ao suspender o aumento, devemos concluir, portanto, que a política entreguista do Paulo Guedes e do Roberto Castello Branco está correta, certo? E aí, se Bolsonaro recuar e liberar o aumento, valorizando as ações, todos nós deveremos aplaudi-lo?

O fato real é outro: a economia está afundando, com queda de 5.2% do consumo em janeiro e fevereiro. Um dos motivos é a disparada da inflação e dos preços dos combustíveis, com diminuição da renda do trabalho. Por isso mesmo, o governo suspendeu o aumento.

Para Bolsonaro, que se vendeu como mito neoliberal, não há saída fácil. Se decidir atenuar a recessão, apanhará do mercado. Se seguir o modelo fracassado de Paulo Guedes, aprofundará a crise econômica.

O que não faz sentido é o campo progressista assumir a defesa da política econômica de Paulo Guedes. A menos que seja uma estratégia para que Bolsonaro nos ouça, aprofunde a recessão e se torne ainda mais impopular.

Conheça a TV 247

Mais de Blog

Ao vivo na TV 247 Youtube 247