CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Wilson Ramos Filho avatar

Wilson Ramos Filho

Jurista, professor e escritor

68 artigos

blog

Esquisitices

Fidel Castro estava morto. A caminho dos funerais Boulos, Stédile, Dilma, Wagner Freitas e Lula passaram pelo Rio de Janeiro. Gisele Cittadino organizou um jantar simples para recepcioná-los

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Fidel Castro estava morto. A caminho dos funerais Boulos, Stédile, Dilma, Wagner Freitas e Lula passaram pelo Rio de Janeiro. Gisele Cittadino organizou um jantar simples para recepcioná-los. 

Um conjunto de intelectuais havia redigido um manifesto em defesa da democracia denunciando o Golpe e alertando para seus desdobramentos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A pedido do Lula, coube à minha feiosa Bárbara Proner Ramos, na época militante secundarista, a leitura do documento. Emocionado, Lula renovou suas crenças na institucionalidade democrática e na força da juventude. Todos nos emocionamos. Estávamos sensíveis. Eles iam a um velório. Resistiríamos. Francisco Proner Ramos registrou o momento. 

Passados três anos ainda experimentamos o luto de um funeral que se demora e nos arrasta em direção a terríveis trevas. Depois do Golpe destruíram o Direito do Trabalho, comprometeram o futuro com limites constitucionais no orçamento de modo a manter os pobres “no seu devido lugar”, como mão-de-obra barata subordinada aos interesses do capital. O Judiciário montou uma farsa para prender o Lula e impedi-lo de voltar ao governo pela via democrática das eleições enquanto o país agonizava. Deu no que deu. Estão destruindo, vândalos, tanto quanto podem, o que havia de contrapartidas para que o capitalismo fosse tolerado. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As instituições feneceram, a democracia, falecida. O Direito morreu. Lula está preso, as instituições estão encarceradas, a democracia encontra-se sequestrada e o Direito, no Brasil, em adiantado estado de putrefação. 

Apesar de tudo, apesar desta gente horrorosa que escolheu viver sob valores fundamentalistas e autoritários, apesar do estrago promovido pela Direita Concursada, apesar da vergonha que sentimos pelos desvarios dos malucos, dos hipócritas e dos canalhas, apesar dos pesares, continuamos sensíveis. E com esperança. Emocionamo-nos com o levante popular no Ecuador e no Chile e com as vitórias eleitorais na Bolívia, na Argentina e no Uruguai. Somos democratas irrecuperáveis. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não consigo deixar de me sensibilizar ao pensar em Lula na cela da PF, no dia do seu aniversário, 74 anos, revisando os acontecimentos desses últimos três anos e suas convicções com a certeza de que não está sozinho. Sou esquisito. Impuseram-lhe o isolamento físico sem conseguir que ficasse em solidão. Colocaram-no na solitária. Inútil. Pessoas como Fidel, Gandhi, Mandela nunca ficam sozinhas. Estão sempre presentes. Gente como nós jamais permitirá que a truculência se imponha sobre a sensibilidade. Somos esquisitos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO