CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
João Shang avatar

João Shang

Escritor e pesquisador do Kwenda Institute

5 artigos

blog

EUA lançam sanções e difamação para tentar impedir o avanço da China

Frente a provocações, sanções, intimidação de governo norte-americano, os chineses estão em tranquilidade e o governo chinês irá salvaguardar resolutamente a soberania nacional, a segurança e os interesses de desenvolvimento do país. A China irá adotar contramedidas forte para responder as ações erradas dos EUA, que assumirão qualquer consequência

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Nos últimos tempos, as disputas e conflitos entre os Estados Unidos e a China têm sido produzidos pelo governo norte-americano. Por exemplo, o primeiro problema é O presidente Donald Trump. O segundo, ele ter assinado o projeto de Lei da Autonomia de Hong Kong. O terceiro problema é o presidente norte-americano assinar a Lei da Autonomia de UIGUR, o quarto é a Lei da Autonomia de Tibete, o quinto problema é o comunicado alusivo ao Mar do Sul da China e etc. Através desses casos, parece que a mão terceira de governo dos EUA sempre está no corpo da China. Por quê, queremos saber, por que o governo dos EUA gosta de mexer nos assuntos internos da China? Há uma pesquisadora japonesa que diz que neste momento a China esta em desenvolvimento de ritmo rápido, alguuns setores da tecnologia estão mais avançados que nos EUA. Mas agora o governo norte-americanos não quer ver uma China Asiática avançada, e por isso inicia usa duas armas frequentes: Sanções e Dólares contra a China. 

Na semana passada, o Secretário de Estado dos EUA declarou que está decidindo sanções contra todos os membros do partido comunista da China (PCCH), para limitar a entrada nos EUA. Mas quero perguntar ao senhor Secretário de Estado:  sabe quantos membros do partido de comunista existem na China? Vou lhe dar a resposta: até 31 de dezembro de 2019, estão registrados 91 milhões de membros do Partido Comunista na China.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lei da segurança nacional de Hong-Kong

Hong Kong pertence à China. Ninguém se preocupa tanto com a prosperidade e estabilidade de Hong Kong quanto o governo chinês e a sua população. Ninguém presta mais atenção ao bem-estar e aos direitos dos compatriotas de Hong Kong que a China. O Estado de direito é um símbolo do progresso da civilização humana e uma garantia da manutenção dos direitos humanos. A Lei de Salvaguarda da Segurança Nacional estipula claramente os princípios do Estado de direito, incluindo o respeito e a proteção dos direitos humanos. A legislação não só afeta os direitos e liberdades desfrutados pelos residentes de Hong Kong de acordo com a lei, mas permite que os direitos legais e liberdades dos residentes de Hong Kong possam ser exercidos em um ambiente de segurança.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em contraste, a crise dos direitos humanos exposta pelos Estados Unidos na resposta à epidemia do novo coronavírus é ainda mais alarmante. São relatados mais de 2,6 milhões de casos diagnosticados e quase 130.000 casos fatais. A taxa de mortalidade das minorias étnicas e de grupos de baixa renda é muito maior do que a dos grupos brancos. Philip Allston, especialista em direitos humanos da ONU, criticou: "Devido à negligência e discriminação de longo prazo, as pessoas de baixa renda e os pobres enfrentam um risco maior de serem infectados. A resposta federal caótica e focada na economia fracassou... Embora a epidemia global ainda seja grave, os Estados Unidos ignoraram completamente os apelos das agências de direitos humanos das Nações Unidas e do ACNUR para suspender o repatriamento forçado de dezenas de milhares de imigrantes para países com más condições médicas, causando desastres de saúde pública". De acordo com um relatório divulgado pelo governo da Guatemala em abril, quase um quinto das novas infeções por coronavírus do país "é de imigrantes repatriados dos Estados Unidos”.

O conflito no Mar do Sul da China

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O comunicado do governo dos EUA faz acusações infundadas sobre as relações da China com outros países da região, ignorando dados históricos de latitude e longitude e fatos objetivos da questão do Mar do Sul da China e violando o compromisso aberto dos EUA na questão da soberania local. A China expressa forte insatisfação e oposição firme a essa conduta. 

Atualmente, com os esforços conjuntos da China e dos países da ASEAN, a situação no Mar do Sul tem-se mantido estável e com um desenvolvimento favorável. A China e os países da ASEAN firmaram vários progressos positivos na cooperação em operações de busca e salvamento, proteção ecológica e pesquisa científica no âmbito marítimo. A consulta sobre o “Código de Conduta do Mar do Sul da China” está também progredindo rapidamente, tendo entrado no segundo turno de revisão do seu texto. Em um comunicado conjunto do 52º Encontro dos Ministros das Relações Exteriores da ASEAN, os 10 chanceleres elogiaram a China e os países da ASEAN pelos seus esforços para completar antes do previsto o primeiro esboço do texto de consulta do “Código de Conduta do Mar do Sul da China”. A soberania chinesa sobre as ilhas do Mar do Sul e relativos direitos e interesses locais foram estabelecidos no decorrer de um longo processo histórico, baseado em fundamentos legais sólidos como a Carta das Nações Unidas e a Convenção da Legislação Marítima. Mas a marinha americana enviou tropas para levar a cabo exercícios militares no Mar do Sul da China, revelando o seu plano de exponenciar a militarização no Mar do Sul.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ao mesmo tempo, alguns políticos dos EUA usam os direitos humanos e a Liberdade de navegação como ferramentas de supressão política de outros países, sabotando a causa internacional dos direitos humanos. Se os Estados Unidos realmente pretendem a salvaguarda dos direitos humanos e a Liberdade de navegação, deveriam abandonar a mentalidade de Guerra Fria e parar de se servirem deles como ferramenta para alcançar a hegemonia, encarar a questão doméstica dos direitos humanos e promover o diálogo e a cooperação sinceros nesta questão.

Em 2020, estima-se que a China será a única das principais economias capaz de atingir crescimento. Assim indicam as recentes estimativas das Perspetivas da Economia Mundial do Fundo Monetário Internacional (FMI) e a opinião pública internacional. No contexto da pandemia de COVID-19 e da recessão da economia mundial, a recuperação contínua da economia chinesa injeta uma forte confiança na recuperação econômica global.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Durante a historia da China, de 5000 anos, o país nunca invadiu os outros países, sempre foi invadidos por outros invasores estrangeiros. Especialmente nos anos 30 do século passado, no massacre de Nanjing, os invasores japoneses mataram mais de 300 mil habitantes locais. Os chineses têm experiência de matanças e violências dos invasores. Mas os chineses nunca estão com medo, nós, assim como os povos africanos, para defesa da nossa terra combatemos juntos os invasores estrangeiros. 

Frente a provocações, sanções, intimidação de governo norte-americano, os chineses estão em tranquilidade e o governo chinês irá salvaguardar resolutamente a soberania nacional, a segurança e os interesses de desenvolvimento do país. Sobre os assuntos de Hong-Kong, região Autónoma de Tibete, região Autónoma de Uigur, a China tem capacidade de resolver todos assuntos, e não precisa da “Policia Mundial”(EUA) para se meter nos assuntos internos da China, e insta aos EUA a respeitar as leis internacionais e as normas básicas das relações internacionais. A China irá adotar contramedidas forte para responder as ações erradas dos EUA, que assumirão qualquer consequência. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Finalmente, queremos recomendar ao governo dos EUA, caso queira desenvolver o seu pais, que não é necessário intimitar outros países, agora o planeta é um bairro global.  

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO